A parrhêsía em As Tesmoforiantes de Aristófanes: censura e política na comédia antiga

Isabelle Freire Viana

Orientador(a): Trajano Augusto Ricca Vieira

Mestrado em Linguística - 2022

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - V654p

O presente trabalho analisa a relação entre censura e política na comédia As Tesmoforiantes, de Aristófanes, sob o viés da parrhêsía, ou livre expressão. Essa peça em questão é menos abordada nos estudos de comédia do que as outras, e foi por muito tempo considerada apolítica. Assim, o intuito deste trabalho é fornecer uma chave interpretativa da peça com base na noção de parrhêsía, a partir da qual considera a dimensão política de As Tesmoforiantes tão presente e relevante quanto a crítica literária e de gênero. Portanto, partindo do pressuposto de que As Tesmoforiantes é uma peça política, busco demonstrar como as referências e críticas políticas são abordadas implicitamente na peça, considerando o contexto conturbado da política de Atenas, que travava um embate contra Esparta na Guerra do Peloponeso, e no âmbito interno sofria com a ameaça de um golpe oligarca. Nesse sentido, considero a parrhêsia um elemento essencial para o entendimento da dimensão política da peça, pois se considerarmos que o texto reflete o contexto em que o comediógrafo vivenciou, Aristófanes se utilizou de autocensura para tratar de temas sensíveis de forma velada. A dissertação está dividida em três capítulos, que tratam dos seguintes tópicos: 1) a evolução da noção de livre falar até o surgimento do termo parrhêsía, e uma breve seleção de passagens de diferentes gêneros e autores em que evidencio o entendimento ambíguo dos atenienses em relação a essa concepção; 2) o tema político na comédia de Aristófanes e como ele vem sendo abordado nos estudos mais recentes e relevantes para o objeto de estudo; 3) a análise da parrhêsía cômica na peça, após o delineamento geral do contexto histórico em que a peça se situa e é intrínseco ao seu entendimento, a apresentação do argumento da peça e uma breve discussão da questão de datação da mesma. A partir da discussão supracitada, buscou-se evidenciar o caráter político de As Tesmoforiantes, um texto que refletiu o contexto sócio-político como outros da fase inicial da carreira de Aristófanes, porém de maneira implícita.

Palavras-chave: Aristófanes - Crítica e interpretação; Teatro grego (Comédia)