Resumo

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A(s) unidade(s) da palavra em inovações lexicais: singularidade no processo de aquisição de linguagem

Camila Rossetti Vieira

Orientador(a): Rosa Attie Figueira

Doutorado em Linguística - 2022

Nro. chamada: TESE DIGITAL - V673u


Resumo:
Dentre os vários aspectos do processo de aquisição de linguagem, a presença de inovações lexicais é certamente um dos que mais chama a atenção, seja do observador leigo, seja do pesquisador interessado naquilo que a fala infantil pode revelar sobre a linguagem humana ou sobre o processo de subjetivação. Isso porque o surgimento dessas ocorrências divergentes – termo cunhado por Figueira (1996) em substituição a “erro” ? torna flagrante a diferença entre a fala da criança e a fala do adulto. Evidências disso são encontradas na fala de crianças entre 2 e 5 anos, em que se observam, por exemplo, novos nomes de agente, como “olhador de olhos” (para ‘oftalmologista’), e novos verbos, como “cabelar” (para ‘pentear o cabelo’), que, embora distintas daquilo que se espera na fala do adulto, são compreendidas facilmente, visto que suas unidades (raízes, radicais e afixos) estão presentes no Português Brasileiro. No entanto, existem uma série de ocorrências que escapam a esse tipo de classificação, uma vez que o divergente se revela naquilo que pode ser reconhecido como algumas subunidades da palavra, a saber: o radical, a raiz, o tema, as vogais temáticas ou os morfemas de gênero. Esse é o caso de “achuqueiro”, cujo efeito desviante reside no radical observado, que é diferente daquilo que se espera na fala do adulto (“açucareiro”). Assim, esta pesquisa tem como objetivo direcionar o olhar para esse tipo de evidências. A análise dos dados é feita sob o horizonte da teorização interacionista (DE LEMOS, 2002), em sua relação com as ideias saussurianas (SAUSSURE, 1996, 2006 [1916], 2012 [2004]), em especial, com aquilo que se encontra no corpus saussuriano sobre raiz, radical, tema e gênero, mas também com os conceitos de língua e fala, diacronia e sincronia, relações sintagmáticas e associativas e a teoria do valor. Os episódios são, em sua maioria, selecionados dos corpora de dois sujeitos, RA e DA, disponíveis no Projeto de Aquisição de Linguagem Oral (CEDAE/IEL/UNICAMP), cujas falas foram gravadas semanalmente em sessões de 30 minutos em situação de interação informal entre a criança e os interlocutores comuns no contexto familiar (mãe, pai, irmãos, empregada...). Do corpus de DA são analisadas ocorrências que abrangem o período de 2;01.09 a 6;02.10 e do corpus de RA são analisadas ocorrências que abrangem um período de 1;11.03 a 4;10.06 de idade. Por fim, destaca-se que a análise dos dados por um viés interacionista permite contemplar os fatos únicos da experiência de cada sujeito com a língua, apontando para a singularidade desse processo, um tema de extremo interesse para a área da Aquisição de Linguagem.

Palavras-chave: Saussure, Ferdinand de, 1857-1913; Aquisição da Linguagem; Neologismos; Língua portuguesa – Morfologia; Diferenças individuais

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