Modelo de letramentos informacionais digitais em rede : um estudo com tecnólogos em formação, aprendizes de língua inglesa

Luciene Maria Garbuio Castello Branco

Orientador(a): Marcelo El Khouri Buzato

Doutorado em Linguística Aplicada - 2022

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C277m

O objetivo desta tese de doutorado foi desenvolver um modelo de busca de informação na Internet - o modelo de Letramentos Informacionais Digitais em Rede (LIDR) - a partir da ampliação do modelo de busca de informação proposto por Shankar et al. (2005) que contemplasse os elementos constitutivos de letramentos em rede disponíveis na Internet no acesso a informações vinculadas em língua inglesa, cuja motivação foi a investigação dos letramentos informacionais digitais na perspectiva da Linguística Aplicada. Esses letramentos, em si, são constituídos em redes de informações advindas de uma rede de textos, materiais, máquinas, mídias, habilidades, atitudes e disposições, diferentes agentes humanos que permitem a circulação, a busca, a distribuição e o uso da informação (BUZATO, 2009; 2012). Trata-se de um estudo experimental exploratório que versa sobre uma atividade de busca de informação sobre sustentabilidade, com vistas à construção de um infográfico. A atividade foi realizada por dois grupos de estudantes do 6º semestre dos cursos de Tecnologia da Informação, em uma faculdade do interior do estado de São Paulo. Os registros foram gerados a partir de gravação em vídeo e áudio por meio do aplicativo oCam, que permite capturar a tela do computador e a imagem dos participantes. Ao final da atividade uma entrevista semiestruturada foi aplicada, a fim de recuperar o processo de busca da informação durante a atividade. Os estudos sobre busca de informação desenvolvidos por pesquisadores nas áreas de Ciência da Informação (DUDZIAK, 2003; GASQUE, 2010; 2013; AZEVEDO, GASQUE, 2017) e Biblioteconomia (CAMPELLO, 2003; 2009; SILVA et al., 2005) foram o ponto de partida para o estudo, haja vista que há poucos estudos nesse campo de estudo, na perspectiva da Linguística Aplicada. Os pressupostos teóricos que orientaram a pesquisa foram os estudos realizados sobre os elementos constitutivos de letramentos em rede (BUZATO, 2009; LEMKE, 2010, PEGRUM, 2010 e DUDENEY et al., 2016) e por Shankar et al. (2005) sobre letramento informacional digital, compreendido como a habilidade de acessar, avaliar e aplicar informações advindas de diferentes fontes para a construção do conhecimento, o que requer dos participantes o manejo de conteúdo multimídia como imagens, sons e textos. Os dados foram analisados à luz do modelo do processo de busca da informação empreendido por Ellis (1989) e desenvolvido por Shankar et al. (2005), o qual permite a organização dos dados em etapas individuais de busca: início, encadeamento, navegação, diferenciação, monitoramento e extração. Os resultados do estudo demonstraram práticas letradas grafocêntricas associadas a diferentes ações tecnológicas no contexto digital como o uso de estratégias de filtragem de informação, utilização de aplicativos e ferramentas, acesso a material específico da área técnica como tutoriais, manuais e fóruns de discussão. As lacunas identificadas no modelo de busca de Shankar et al. (2005) e abarcadas no LIDR podem subsidiar novas atitudes pedagógicas a serem somadas às práticas tradicionais de ensino com base no que os estudantes fazem no contexto digital e, portanto, contribuir para a promoção da aprendizagem.

Palavras-chave: Letramento informacional; Letramento digital; Letramento na internet; Tecnólogos