Resumo: Esta tese teve por objetivo estruturar e problematizar, por meio de enfoque multidisciplinar, investigações que percebem o encadeamento entre letramentos como dinâmicas. Essas práticas sociais móveis expressam intencionalidades e mediações entre linguagens, modalidades, tecnologias e vivências de aprendizagem, gerando a produção de sentidos multissemióticos. As propostas do transletramento, dos letramentos transmidiáticos e do metaletramento foram problematizadas pela perspectiva da Linguística Aplicada, em interlocução com as Ciências da Comunicação e da Informação, por meio de abordagem exploratório-qualitativa. Objetivou-se debater os fundamentos e horizontes de cada concepção, observando sinergias possíveis entre elas, com a produção final de uma compilação crítica e de consulta, no marco temporal dos últimos 15 anos. A formulação desse pensamento é fragmentada e envolve, principalmente, os letramentos informacionais, midiáticos e digitais. A sistematização proposta pela tese poderá ser subsídio para futuros projetos situados que se dediquem a formular iniciativas de aprendizagem aberta, políticas públicas de ensino e de formação de professores, além de práticas de letramento direcionadas à comunidade, ao terceiro setor e organizações, em modelos presenciais, a distância ou híbridos.
Palavras-chave: Transletramento; Metaletramento; Letramentos transmidiáticos; Aprendizagem; Letramentos