Resumo

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Um caminho de fogo :Murilo Mendes, um primitivo da modernidade

Luiz Martinho Stringuetti Filho

Orientador(a): Maria Betânia Amoroso

Doutorado em Teoria e História Literária - 2021

Nro. chamada: TESE DIGITAL - St867


Resumo:
Embora os leitores mais recentes de Murilo Mendes venham se aprofundando no estudo da religião enquanto fator constituinte de sua poética, uma mais detalhada problematização quanto ao espaço ocupado pelo poeta no panorama literário nacional do século XX ainda se faz necessária. Ainda que não seja o único escritor “modernista” de nossa historiografia cuja produção poética tenha sido profundamente marcada pelo teor espiritualista, na primeira metade do século passado, sua ambivalência, seja no âmbito ideológico, seja no das propostas estéticas, fazem do autor um interessante ponto fora da curva diante de grande parte do cânone modernista. No entanto, esta problematização excede a posição do autor de Poesia liberdade e configura-se como uma questão mais ampla sobre as narrativas de formação de nossa historiografia literária. O objetivo desta tese é fornecer algumas linhas de referência crítica que possam servir de base para uma leitura de sua obra que permitam uma abordagem mais atenciosa de sua produção literária que considere e valorize aquilo que até então fora tomado como incongruência, inconstância ou indefinição de sua proposta poética. Diante disto, o estudo aqui empreendido se configura através de dois eixos de análise. Num primeiro momento problematizo a posição do poeta diante de seus pares “modernistas” para, em seguida, realizar uma leitura comparativa de sua trajetória com a linhagem de escritores modernos reunidos por Antoine Compagnon sob a denominação de antimodernos e a teoria da sociologia cultural elaborada por Michael Löwy e Robert Sayre sobre o romantismo enquanto resistência aos valores da modernidade capitalista. Por último retomo a visão de mundo religiosa do autor relacionada à reflexão essencialista que desenvolvera junto com Ismael Nery, no intuito de demonstrar como a concepção tipológica do tempo cristão fundamenta grande parte da produção poética do autor. Isto será realizado através de uma leitura comparativa entre as reflexões essencialistas e as teorias da crítica literária desenvolvidas com base na temporalidade cristã por Northrop Frye e Erich Auerbach.

Palavras-chave: Mendes, Murilo, 1901-1975 - Crítica e intepretação; Literatura Brasileira; Literatura - História e crítica - Teoria, etc; Modernismo (Literatura); Poética; Literatura - História e crítica

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