Cultura Remix na escola : possibilidades e aprendizagens

Co-orientador(a): Eduardo de Moura Almeida

Mestrado em Linguística Aplicada - 2021

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - R582

Esta dissertação se propõe a analisar as produções que compõem a cultura remix (NAVAS, 2012) e discutir como elas podem ser trabalhadas nas salas de aula da educação básica. Para tal, primeiro define-se o que é a cultura remix (NAVAS, 2012; KNOBEL e LANKSHEAR, 2006) e quais são as produções que utilizam a técnica de remixar, diferenciando categorias como remix e mashup e estabelecendo uma taxonomia e categorização para ambas (NAVAS, 2012; BUZATO et al., 2013). Em seguida, analisam-se vídeos produzidos a partir da técnica de remix mencionados pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum), para serem contemplados em práticas de produção e análise: Political Remix Video, Trailer Honesto e Fan Vid. As categorias de análise foram estabelecidas a partir da articulação de distintas teorias que, juntas, proporcionaram ferramentas capazes de lidar com as particularidades das produções que compõem o corpus analisado. Assim, os estudos bakhtinianos sobre gêneros do discurso, forma composicional, forma arquitetônica, paródia e estilização (BAKHTIN, 1997; FARACO, 2011; FIORIN, 2008; ROJO e BARBOSA, 2015), bem como os estudos sobre textos multimodais (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006), contribuíram em conjunto com os estudos sobre remix (NAVAS, 2012; ALMEIDA, 2018; BUZATO et al., 2013), para a construção das categorias de análise utilizadas. O corpus analisado foi selecionado a partir das vivências da pesquisadora enquanto participante de comunidades da cultura remix. A análise dos vídeos evidencia que tais produções seguem determinadas estruturas e características que podem encaixá-las em designações de gêneros. As técnicas utilizadas, tal como os processos criativos para chegar às produções finais se mostraram responsáveis pela materialização desses gêneros. Após as análises dos vídeos de remix, argumenta-se como esses podem ser contemplados na escola básica. Para tal, são deixadas sugestões de trabalho com essas produções, bem como outros gêneros que possam ser relevantes para serem levados à escola e que utilizam as técnicas de remix. Além de partes na dissertação que tecem considerações sobre o trabalho com remix na escola, pareceu-nos necessário levar os resultados obtidos para fora deste material. Para isso, foram construídos conteúdos que alimentaram plataformas de livre acesso a professores e estudantes, com verbetes sobre os gêneros analisados e indicações comentadas de exemplos do gênero. Assim, os artigos wiki e as sugestões pedagógicas fazem parte de um site para professores e alunos, uma iniciativa em andamento do TECLE (Centro de Pesquisa em Tecnologias, Alfabetização e Ensino, em português) que visa ampliar o contexto acadêmico, atingindo um público mais amplo.

Palavras-chave: Remixes; Base Nacional Comum Curricular; Vídeos para Internet; Multiletramentos