Resumo

Versão para impressão
Ensino de literatura e a formação de professores de francês na(s) Amazônia(s) brasileira(s)

Stéphanie Soares Girão

Orientador(a): Cynthia Agra de Brito Neves

Doutorado em Linguística Aplicada - 2021

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G441e


Resumo:
Situada no campo da Linguística Aplicada Crítica e de natureza qualitativa, esta tese tem como objetivo principal contribuir com a cartografia do ensino de literatura no Brasil a partir da análise das concepções de literatura e ensino de literatura adotadas em licenciaturas em Letras-Francês da(s) Amazônia(s) brasileira(s). Para isso, buscamos identificar e compreender as concepções de literatura e ensino de literatura presentes em sete licenciaturas em Letras-Francês da região Norte, por meio de análises de currículos (PPPC) e, ainda, de entrevistas com docentes e discentes destes cursos. Os dados foram analisados à luz de perspectivas teóricas múltiplas, tais como: as curriculares (PACHECO, 1996; SACRISTÁN, 2000; SILVA, 1999; ARROYO, 2013), as críticas literárias (TODOROV, 2009; CANDIDO, 2011; JOUVE, 2012; COMPAGNON, 2009; BARTHES, 2015; PENNAC, 1992; ECO, 1986; 1994), as de formação de leitores literários, particularmente no campo da leitura subjetiva (ROUXEL et al., 2013; PETIT, 2019; XYPAS, 2017; 2018) e as dos estudos decoloniais (FREIRE, 2011; 2020a; 2020b; hooks, 2019; MIGNOLO, 2017; WALSH, 2013; 2017; 2018). Os resultados das análises revelam as contradições e as tensões existentes entre as concepções de literatura e de ensino de literatura dos docentes e aquelas inscritas nos PPPC; bem como as lacunas da formação em literatura apontadas pelos discentes. Após as análises, apresentamos propostas para um (re)pensamento e uma (re)formulação curriculares e do ensino de literatura das licenciaturas em Letras-Francês da(s) Amazônia(s) brasileira(s), fundamentados nas vozes de docentes e discentes, sob a ótica dos estudos decoloniais e da leitura subjetiva.

Palavras-chave: Ensino de literatura; Professores de francês - Formação; Didática da literatura; Currículo; Estudos decoloniais

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.