Proyecto Walsh : memória e arquivo de Operação Massacre de Rodolfo Walsh

Orientador(a): Maria Viviane do Amaral Veras

Mestrado em Linguística Aplicada - 2021

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - Z11p

Rodolfo Walsh, escritor argentino que viveu a escrita e a política com a mesma intensidade, perdeu a vida por ter insistido em denunciar o terrorismo de Estado. Em Operação Massacre, uma de suas obras mais emblemáticas, o escritor registra a memória de um fuzilamento; memória só que existiu através sua investigação. Walsh também foi uma vítima do terrorismo de Estado; como muitos outros, desapareceu durante a ditadura argentina, iniciada em 1976, o chamado Processo de Reorganização Nacional, encabeçado pelo general Jorge Rafael Videla. Walsh foi visto pela última vez sendo levado para a ESMA - Escuela de Mecánica de la Armada, centro de tortura e extermínio durante a ditadura. Em 2011, 55 anos depois do início dessa investigação que culminou na publicação do livro Operação Massacre, a jornalista Vanina Berghella e o pesquisador de meios digitais Álvaro Liuzzi lançam em um site o Proyecto Walsh, no qual recriam a investigação realizada por Rodolfo Walsh, fazendo agora uso de meios digitais, como Twitter, Facebook, vídeos e intervenções online, para explicitar os fatos narrados pelo escritor a cada passo de sua investigação sobre o fuzilamento ocorrido no lixão de José León Suarez. A obra de Rodolfo Walsh é constantemente revisitada, e a existência de uma iniciativa de reconstrução histórica como a que é realizada pelo Proyecto Walsh, mostram o quanto a obra desse autor é relevante. A figura de Walsh está presente em muitas manifestações culturais argentinas, principalmente aquelas pensadas e desenvolvidas para manter viva a memória histórica do país. O presente trabalho busca refletir a importância da recriação e tradução apresentadas pelo Projeto Walsh para a memória e sobrevida da obra Operação Massacre, a questão política do arquivo e o controle da memória, sobre as relações entre a memória e o esquecimento. Em dias de incertezas políticas e questionamentos sobre a subsistência da democracia, memória é resistência e se apresenta em tradução constante para que possa ser revisitada, revivida e sobre-vivida, para que o esquecimento, que sempre ronda a memória, nunca a alcance.

Palavras-chave: Walsh, Rodolfo J., 1927-1977. Operação massacre; Proyecto Walsh; Memória; Arquivo