Percursos de navegação e leitura em hipermídia por alunos do ensino médio público

Regiane da Silva Macedo Lima

Orientador(a): Inês Signorini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2021

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - L628p

Filiada ao campo aplicado dos estudos da língua(gem), esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo geral identificar, descrever e analisar práticas letradas envolvendo a navegação e a leitura de um webdocumentário por doze alunos do ensino médio público, sendo seis do 1º ano e seis do 3º ano, na modalidade integral de uma escola estadual do interior do Mato Grosso do Sul. Além de compreender melhor as práticas de letramento envolvidas na leitura e navegação dos alunos, a pesquisa visa apontar subsídios à reflexão-ação docente. Para isso, foram articuladas contribuições teóricas sobre letramento informacional digital (GASQUE, 2012; GILSTER, 1997), estratégias de leitura online (SCHMAR-DOBLER, 2003; COIRO, 2007), semiótica hipermodal e multimodal (LEMKE, 2002, 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996) e práticas letradas multimodais (STREET, 2014; LANKSHEAR; KNOBEL, 2007). O corpus de análise foi gerado por meio de um estudo de caso (YIN, 1989), inserido em uma abordagem qualitativa-interpretativista (BOGDAN; BIKLEN, 1998; ERICKSON, 1988). Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: questionário escrito sobre o perfil dos participantes, registros de navegação do referido webdocumentário, gravados no período de 2017 a 2018 por meio do software Cantasia Studio e entrevista semiestruturada após a navegação. Os resultados das análises demonstraram que, no contexto estudado, entrelaçam-se nas ações dos estudantes práticas letradas grafocêntricas e as inerentes ao ambiente hipermidiático. Assim, o acesso às seções/páginas do webdoc mesclaram ações como a navegação sequencial, a integração de mais de uma aba com pesquisa no google e/ou a reorganização do menu inicial, conferindo ao leitor navegador um senso de agência (PATTERSON, 2000). Destacaram-se nos percursos dos alunos uma quantidade maior de acesso a páginas textuais, seguida de conteúdo audiovisual, embora informações em formato de áudio e vídeo tenham destaque na organização do webdoc. Enquanto o acesso aos áudios/vídeos remete às práticas habituais mais voltadas ao entretenimento, o de textos remete às práticas em sala de aula em que pesquisas em portais/sites textuais aparentam ser ainda muito presentes na escola, reportando ao quanto a concepção de leitura linear e sequencial ainda emerge no acesso à informação online (THEISEN, 2015), além de corroborar o que sugere Signorini (2013) sobre a metáfora da borda para descrever a coexistência de práticas que se complementam e se entrelaçam em tempos de rápidas mudanças. Nesse sentido, os resultados da pesquisa descrevem processos importantes a serem considerados na formação e atuação pedagógica do professor. Palavras-chave: letramento informacional digital; estratégias de leitura online; semiótica hipermodal; leitura e navegação.

Palavras-chave: Letramento informacional digital; Estratégias de leitura online; Semiótica hipermodal; Leitura e navegação