Multiletramentos na formação continuada de professores : agência e a perspectiva da aprendizagem pelo design

Cláudia Gomes Silva Guimarães

Orientador(a): Petrilson Alan Pinheiro da Silva

Doutorado em Linguística Aplicada - 2021

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G947m

As novas tecnologias digitais influenciaram o modo de vida contemporâneo, principalmente quanto à comunicação mediada pelo computador, repercutindo no contexto escolar e impulsionando mudanças. Dessa maneira, justificamos a relevância em considerar a contribuição dos multiletramentos para a formação continuada de professores da educação básica e, para tanto, analisar a agência como elemento constituinte aos processos e dimensões transformadoras do conhecimento na perspectiva da Aprendizagem pelo Design. Nesta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizamos o método da pesquisa-ação para descrever o processo de formação de professores e analisar o objeto de estudo – composto de atividades práticas de leitura e escrita com ferramentas/recursos digitais –ressaltando delas três pontos de virada. O contexto se limita ao curso de extensão ministrado no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, desenvolvido nas modalidades presencial e a distância, sendo que dele dezenove professores cursistas e a professora formadora constituíram os participantes de pesquisa. Para a interpretação e análise do corpus utilizamos categorias referentes aos processos de significação e dimensões transformadoras do conhecimento, associadas às categorias de agência. Assim, foi possível pensar sobre o agenciamento do professor durante sua formação e observar que escolhas pessoais e coletivas contribuíram para a construção do conhecimento em torno das novas tecnologias e suas implicações para a prática da sala de aula. Evidenciamos que, neste contexto, a mediação pedagógica também favoreceu o agenciamento dos professores, principalmente quanto à postura crítica, colaboratividade, autonomia e projeção de seus conhecimentos.

Palavras-chave: Multiletramentos; Formação continuada de professores; Agência; Aprendizagem pelo design