Resumo

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O poeta e o príncipe : a poesia inaugural de Haroldo de Campos

Nicollas Ranieri de Moraes Pessôa

Orientador(a): Marcos Antônio Siscar

Mestrado em Teoria e História Literária - 2021

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - P439p


Resumo:
O presente trabalho examina a poesia inaugural de Haroldo de Campos. Esse percurso envolve todo o trabalho poético do autor até o lançamento da poesia concreta com a Exposição Nacional de Arte Concreta (1956) e o terceiro número da revista Noigandres (1956). Trata-se, portanto, da poesia de Haroldo de Campos entre os anos de 1950 e 1956 e compreende o livro de estreia do poeta, Auto do Possesso (1950), as composições publicadas nos primeiros números da revista Noigandres, além de outros poemas atribuídos a esse período. Todos esses textos aparecem nas páginas iniciais da reunião Xadrez de Estrelas (1974). De modo geral, os problemas convocados a propósito desse recorte envolvem a relação com a geração de 45, o uso preferencial de um léxico raro e precioso (sermo nobilis), a articulação daquilo que Gonzalo Aguilar (2005) chamou de “metáfora da nobreza” e o caráter hierático, cerimonial e ritual dessa poesia. Nesse sentido, a presente pesquisa sustenta que há, na poesia inaugural de Haroldo de Campos, um cruzamento entre a questão da soberania, vivenciada sobretudo como um drama, e a questão do início, da origem. Além disso, a presente pesquisa introduz a noção de estilo inaugural (early style), em diálogo com o estilo tardio (late style), como o momento em que o artista se apodera de sua arte. Enfim, trata-se de um rito de iniciação, um possível “retrato do poeta quando jovem”.

Palavras-chave: Campos, Haroldo de, 1929-2003; Poesia brasileira; Geração de 45; Poesia concreta; Soberania

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