Multiparametric analysis of phonetic-acoustic measures in genetically and non-genetically related speakers : implications for forensic speaker comparison

Julio Cesar Cavalcanti

Orientador(a): Plínio Almeida Barbosa

Doutorado em Linguística - 2021

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C314m

A pesquisa desenvolvida na presente tese voltou-se para a análise multiparamétrica de medidas fonético-acústicas entre sujeitos geneticamente relacionados, i.e., gêmeos idênticos, e sujeitos não-geneticamente relacionados, i.e., comparações entre pares. De um modo geral, buscou-se responder a seguinte pergunta: "quais parâmetros fonético-acústicos e dimensões de análise são considerados notadamente discriminatórios em comparações realizadas entre indivíduos geneticamente relacionados e entre todos os falantes da pesquisa, e portanto, potencialmente relevante para a aplicação forense?'. Parâmetros pertencentes a três diferentes dimensões fonético-acústicas foram analisados, a saber: frequências de formantes vocálicos (espectral), medidas temporais (temporal) e descritores da frequência fundamental (melódica), resultando em um total de 30 parâmetros fonético-acústicos analisados. Os participantes da pesquisa foram 20 sujeitos, dez pares de gêmeos idênticos do sexo masculino, falantes do Português Brasileiro (PB) da mesma área dialetal, com idades entre 19 e 35 anos. O material de fala consistiu em conversas telefônicas espontâneas entre gêmeos, a partir de temas elencados pelos pares. Em relação aos resultados, as evidências sugerem frequências de formantes mais elevados, e.g., F3 e F4, como potencialmente mais discriminatórias em relação às frequências de formantes mais baixos, como sugerido pela maior proporção de diferenças entre falantes e a análise do tamanho do efeito. Contuto, dentre todas as medidas, F3 apresentou as propriedades desejadas expressas pela combinação de menores valores de Cllr/EER, compatível com maior acurácia, e altos valores de AUC, compatível com um alto potencial discriminatório. Em relação à qualidade da vogal, a vogal central baixa [a] e as vogais anteriores revelaram-se mais discriminatórias quando comparadas às vogais posteriores. Tais segmentos apresentaram também maiores distâncias euclidianas entre si, convidando a hipótese de uma possível relação entre a dispersão fonético-acústica das vogais e o nível de variação fonética admitido. Ademais, embora vogais tônicas tenham apresentado uma maior proporção de diferenças entre sujeitos, a combinação de vogais tônicas e átonas, mostrou-se, em geral, mais discriminatória dos falantes. Em se tratando de parâmetros temporais, as evidências sugerem a categoria de parâmetros macro-temporais, e.g., taxa de elocução e taxa de articulação, como mais discriminatórios e consistentes em condições de fala espontânea/não-controlada. Além disso, a análise de medidas temporais em gêmeos idênticos revelou um grau considerável de semelhanças intra-par, substancialmente mais elevado do que o observado para parâmetros não-temporais. Alguns fatores explicativos, incluindo a sobreposição dos fatores "entrelaçamento prosódico' e "padrões/representações temporais compartilhados' foram sugeridos para explicar tal convergência. Quanto aos descritores de f0, a baseline, mediana, média, e valores extremos de f0 apresentaram as maiores proporções de diferenças intra-gêmeos e entre todos os sujeitos, acompanhadas de maiores tamanhos do efeito. Contrariamente, medidas de variação e modulação de f0 mostraram-se relativamente menos variáveis. Além disso, medidas de f0 analisadas na fala concatenada apresentaram, em geral, um melhor potencial discriminatório do que quando extraídas de vogais prolongadas. Os resultados reforçam a relevância da análise de descritores da f0 para fins forenses, especialmente da f0 baseline, medida com os menores valores de EER observados.

Palavras-chave: Fonética; Fonética acústica; Fonética Forense; Prosódia; Gêmeos idênticos