Resumo: Esta dissertação é uma pesquisa ativa narrada por uma realizadora de vídeos de divulgação científica. A escrita é a própria pesquisa, a mesa de trabalho onde muitos e diversos materiais se encontram e se afetam mutuamente: as novas formas de fazer vídeo na web e a divulgação cientifica; a narrativa épica da ciência e a proliferação de narradores em primeira pessoa; a escrita e a montagem audiovisual, a filosofia, as praticas cientificas e a filosofia das ciências. A partir de reflexões que desafiam modelos hegemônicos de comunicação e de conhecimento constituídos por oposições simplificadoras entre sujeito-objeto, teoria-prática, realidade-ficção, saber-ignorância, essa escrita busca desarticular dinâmicas que definem e sedimentam posições entre as ciências, os divulgadores científicos e os públicos. Nesse movimento a comunicação se desvincula de um esquema finalista em que supostamente o conhecimento e? transmitido de um polo ao outro e torna-se um modo de relação interessado nos materiais e praticas que permeiam as pesquisas. Traçando encontros, aproximando universos, aceitando os atravessamentos que se manifestam durante o percurso. Materiais e praticas ganham brilho, cor, textura e existência; misturando-se, fundindo-se na construção dessa narrativa-montagem.
Palavras-chave: Ciências e públicos; Vídeo on-line; Divulgação científica; Filosofia das ciências