A poética de Laprès-midi dun faune : dos versos aos palcos

Thaís Meirelles Parelli

Orientador(a): Suzi Frankl Sperber

Mestrado em Teoria e História Literária - 2021

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - P215p

O presente trabalho se propôs a fazer um alinhave entre dança e literatura a partir do estudo das obras de Laprès-midi dun faune: poesia de Mallarmé, música de Debussy e dança de Nijinsky. Investigamos a relevância de cada uma delas para a modernidade, suas individualidades e interpenetrações, sempre tendo como base principal a poética de Mallarmé que vê a dança como o signo por excelência, a metáfora do pensamento. Além disso, o trabalho apresenta um estudo realizado na França em parceria com a Université de Franche-Comté para a elaboração do capítulo “O Balé”.

Palavras-chave: Mallarmé, Stephane, 1842-1898 - Crítica e interpretação; Nijinsky, Vaslav, 1890-1950 - Crítica e interpretação; Poesia; Dança; Fauno (Mitologia romana)