Protótipos de ensino em tempos de novos multiletramentos

Jezreel Gabriel Lopes

Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Doutorado em Linguística Aplicada - 2021

Nro. chamada: TESE DIGITAL - L881p

Esta pesquisa propõe-se a analisar, por meio da metodologia pesquisa-ação, uma experiência de utilização de material didático digital interativo, produzidos sob a perspectiva de Protótipos de ensino (ROJO, 2013, 2017a, 2017b), inserindo-a num conjunto de reflexões acadêmicas que, guardadas suas especificidades, objetivam discutir a constituição de elementos da prática docente nesse contexto. Este estudo consiste na continuidade da investigação da implementação desse tipo de material realizada em Lopes (2015). A pesquisa de 2015 debruçou-se sobre o contexto de escola privada, já a presente tem seu foco no contexto de escola pública de tempo integral. Para fundamentar a constituição dos Protótipos de ensino quanto às suas estruturas pedagógicas e a seus objetos de ensino, buscou-se, inicialmente, descrever o contexto contemporâneo mediado pelas novas tecnologias da informação e comunicação, cujas práticas sociais, nos mais diversos âmbitos da vida humana, tornam-se cada vez mais permeadas por multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]) por e novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007), e apresentar a concepção da pedagogia dos multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2006 [2000]). Os resultados da análise da experiência de implementação de Protótipos de ensino foram divididos em duas etapas: as questões tecnológicas e as questões pedagógicas. A partir delas, foi possível construir algumas reflexões necessárias para constituição e implementação de um web currículo (ALMEIDA, 2014a, 2014b, 2019) e para o trabalho com tecnologias da informação e comunicação e com os gêneros contemporâneos em sala de aula. Ao término do estudo, constatou-se que a disponibilidade, manutenção e proficiência de uso tecnológico são questões fundamentais para a realização eficaz de um trabalho nos moldes propostos pelos Protótipos de ensino. Em relação às questões pedagógicas, o estudo evidenciou a relação entre a constituição dos materiais e a materialização do processo de ensino. Além disso, foi possível compreender aspectos importantes que necessitam de atenção na construção de materiais didáticos voltados para um web currículo para que, assim, o ensino neles baseados seja capaz proporcionar práticas que atendam às demandas contemporâneas de educação linguísticas.

Palavras-chave: Materiais didáticos digitais interativos; Multimídia interativa; Língua materna; Multiletramentos; Novos letramentos