Resumo

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O mundo às avessas do aventuroso Simplicissimus : uma viagem ao Inferno em defesa da Igreja Católica

Júlia Ciasca Brandão

Orientador(a): Carlos Eduardo Ornelas Berriel

Doutorado em Teoria e História Literária - 2021

Nro. chamada: TESE DIGITAL - B733m


Resumo:
Em O mundo às avessas do aventuroso Simplicius, Simplicius Simplicissimus, personagem recorrente nas obras de Grimmelshausen, relata sua viagem ao inferno e seu retorno para casa. No submundo, o viajante observa os castigos dos pecadores e depois lhes conta a situação atual do mundo dos vivos, que parece ser um lugar de plena harmonia, livre de vícios, sofrimentos e conflitos religiosos, políticos e bélicos, isto é: muitos dos problemas que existiam quando os condenados povoavam a superfície terrena parecem estar solucionados; e o verdadeiro mundo tal como conhecemos, habitado pela personagem, descrito n’O aventuroso Simplicissimus, sob o pano de fundo da Guerra dos Trinta Anos (1618 – 1648), encontra-se às avessas. Elaboradas em diversas regiões da Europa ocidental, as imagens de inversão receberam inúmeras abordagens, identificando-se na Cocanha, no grotesco rabelaisiano, nas fantasias carrolianas, etc. Na Idade Média e durante as reformas luterana e católica, muito comuns eram as representações admoestadoras de um mundo de ponta cabeça, um mundos perversus, caótico e grotesco, contraposto à civitas dei agostiniana, ideal e virtuosa. Mundo às avessas de Grimmelshausen não é, ao contrário, uma inversão da civitas dei: é a superfície terrena que se encontra de ponta cabeça. Acolhendo a tradição platônica, o autor cria um mundo ideal que assume características utópicas e, ao mesmo tempo, discute tópicos fundamentais da Alemanha seiscentista. Este trabalho tem por objetivo a composição de um estudo introdutório ao Mundo às avessas, em que analisa o ambiente religioso e histórico que levou o autor à criação desta obra literária, que intencionalmente condena, em um inferno fictício, figuras alegóricas que colocavam às avessas a ordem do mundo, segundo a concepção católica de seu autor, isto é: no seu inferno estão condenadas figuras que representavam ideias confessionais contrárias à Igreja Católica — instituição que cada vez mais perdia poder político e econômico nos territórios que compunham o Sacro Império Romano Germânico — e afastavam-se de Deus ao agir em desacordo com a filosofia neoestoica, desenvolvida principalmente por Justus Lipsius, doutrina que acolhia elementos da filosofia estoica, subordinando-a à filosofia cristã. Este estudo se soma à tradução direta e inédita do Mundo às avessas, do alemão para o português.

Palavras-chave: Grimmelshausen, Hans Jakob Christoph von, 1625-1676 - Crítica e interpretação; Barroco alemão; Guerra dos Trinta Anos, 1618-1648

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