Resumo: O hip hop, por meio de suas práticas e história de resistência cultural, tem sido destaque como alternativa à formação cidadã, (des)construção de padrões, ressignificação de ambientes e corpos, além de propiciar ganhos simbólicos aos jovens das periferias ao redor do mundo no século XXI, desempenhando papéis relevantes para a difusão de saberes populares, acompanhado das mudanças históricas, científicas e tecnológicas da sociedade. Assim, a história dessas interações artísticas e culturais nos conduz para uma reflexão em torno das formas e potencialidades da produção e divulgação científica cultural de seus saberes específicos, assim como de sua própria legitimidade enquanto cultura. Nessa perspectiva é possível indagar: quais os saberes contidos no hip hop e como esta prática e experiência podem ser divulgadas? O presente estudo se relaciona com nossa trajetória e suas múltiplas aproximações e difusões no âmbito das manifestações artísticas do hip hop. Objetiva investigar a temática do hip hop nos contextos e espaços de vivência social por meio do projeto “Cultura & Arte Urbana – Na Batida do Hip Hop”. Compreender como sua ação cultural e subjetiva é produzida e difundida por seus atores sociais. Procura ainda descrever como o hip hop se utiliza das estéticas da dança, do visual, da oralidade e da musicalidade para registrar, produzir e divulgar a sua cultura em seus diversos gêneros artísticos, e com isso, fomentar afirmações de ordem pessoal e social por meio de ações pedagógicas (trans)formadoras.
Palavras-chave: Hip-hop (Cultura popular); Conhecimento; Arte; Educação; Divulgação