Letramentos acadêmicos de doutorandos : entre mediações e publicações

Larissa Giacometti Paris

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2021

Nro. chamada: TESE DIGITAL - P218L

Esta pesquisa, de base qualitativa-interpretativa e situada no campo da Linguística Aplicada, tem como objetivo definir e analisar as práticas de letramentos acadêmicos relacionadas à escrita de um capítulo da tese de doutorandos matriculados em programas de Pós-Graduação pertencentes a cada uma das áreas de conhecimento elencadas pela UNICAMP: Ciências biológicas e da saúde; Ciências exatas e da terra; Ciências humanas, sociais e arte; Tecnológica. Mais especificamente, busca analisar o modo como se constituem as interações entre os participantes e seus mediadores de letramento (LILLIS; CURRY, 2010), bem como as relações que esses doutorandos estabelecem entre a escrita para publicação (CURRY; LILLIS, 2013) e a cultura política acadêmica contemporânea. Para tal, a pesquisa fundamenta-se nos princípios teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984; BARTON, 2007 [1994]; GEE, 1996), dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998) e da etnografia da linguagem (BLOMMAERT, 2006; GARCEZ; SCHULZ, 2015). Dessa forma, assume que as práticas de letramento são sociais, situadas em contextos específicos e incrustadas em significados culturais, ideologias e relações de poder, tal como exposto no modelo ideológico de letramento. Considerando a concepção de letramentos múltiplos que possibilita o olhar para as práticas situadas do Ensino Superior, esta tese também assume que a escrita acadêmica e sua aprendizagem envolvem questões que abarcam as relações de poder e de autoridade entre pessoas, instituições e identidades sociais, conforme apregoa o modelo dos Letramentos Acadêmicos, não se limitando apenas ao domínio de habilidades ou à socialização acadêmica. Esta pesquisa parte das percepções dos participantes para analisar as práticas situadas nas quais estão engajados, adotando uma abordagem etnográfica orientada pelo texto (LILLIS, 2008). Assim, busca diminuir a lacuna entre texto e contexto que tradicionalmente é imposta nas pesquisas científicas, tratando a etnografia como teorização profunda. Para o processo de geração de dados, quatro doutorandos foram selecionados como participantes da pesquisa: Maria, Michele, Miguel e Sofia. Ao longo do segundo semestre de 2018, quatro encontros foram realizados com cada um dos participantes. Considerando os dados gerados, a análise estrutura-se a partir de duas categorias: mediações e publicações. É possível concluir que a prática de escrita da tese dos doutorandos é situada em contextos específicos e se relaciona às concepções vigentes em suas respectivas áreas. No que concerne à categoria mediações, este trabalho mostra o papel relevante das interações com os mediadores de letramento ao longo do processo de escrita, especialmente com o orientador, o mediador privilegiado nesse contexto. Em relação à categoria publicações, esta tese evidencia o modo como a escrita para publicação tem ocupado um lugar prioritário na vida dos doutorandos. Dessa forma, a pesquisa aponta para a necessidade de implementação de políticas institucionais que promovam uma formação para orientadores e uma pedagogia na perspectiva dos Letramentos Acadêmicos para doutorandos, além de também instituir a diplomacia do conhecimento (KNIGHT, 2015) no contexto da internacionalização, especialmente no que se refere à publicação de artigos científicos.

Palavras-chave: Letramento acadêmico; Mediação; Etnografia da linguagem; Doutorado; Escrita para publicação