Tecnologias, letramentos e educação : práticas pedagógicas inovadoras do programa NAVE

Victor Schlude

Orientador(a): Jacqueline Peixoto Barbosa

Mestrado em Linguística Aplicada - 2021

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - Sch39t

Este trabalho tem como objetivo analisar os sentidos de inovação pedagógica que circulam nas práticas pedagógicas do e-book e-NAVE, guia de práticas do programa Núcleo Avançado em Educação (doravante, NAVE). O programa é uma parceria do Instituto Oi Futuro, com as secretarias de educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco. As práticas são atividades e projetos de sala de aula elaboradas pelos professores das duas escolas de ensino médio do Programa localizadas nos dois estados mencionados, que ofertam cursos profissionalizantes voltados para produção multimídia e programação de jogos. O programa NAVE foi escolhido por ser um projeto educacional pautado em princípios de inovação pedagógica, orientado pelo uso de metodologias inovadoras. Para análise das práticas, parti da concepção socioideológica da linguagem e realidade do Círculo de Bakhtin. Primeiramente, realizei uma discussão sobre os sentidos de "inovação pedagógica". Identifiquei três principais noções: 1) funcionamento neoliberal de renovação capitalista do par oferta e produto; 2) tendências neoliberais no mercado educacional e 3) mudança escolar enquanto princípio ético-existencial. Apesar de distintas de variadas maneiras, as três noções são atravessadas por uma educação que considera a cultura digital, aposta no uso de tecnologias digitais e se volta para a centralidade dos alunos no processo de aprendizagem. A partir dessas reflexões, defini meu objetivo geral de pesquisa: analisar os sentidos de inovação pedagógica relacionados ao programa NAVE. Por meio de minha análise, localizei uma valoração positiva para a noção de inovação, a qual é majoritariamente a atividades pedagógicas colaborativas centralidade dos alunos na sala de aula e um aprendizado voltado para atividades práticas. Ademais, identifiquei também uma tendência de inovação pedagógica relativa ao mercado, a qual é perceptível pela parceria público-privada que constitui o programa e a organização e curadoria de práticas pedagógicas a partir de um gênero conhecido no terceiro setor: o guia de boas práticas. Como objetivos específicos, procurei 1) identificar desenhos e procedimentos didáticos das práticas do e-book e 2) mapear as práticas de letramentos por elas promovidas. Fundamentado nas análises realizadas, pude contrastar os dados gerados com a discussão contemporânea sobre os sentidos da inovação pedagógica e seus tensionamentos enunciativo-ideológicos com projetos neoliberais de educação. Como resultado, identifiquei usos majoritariamente funcionais das formas e recursos tidos como inovadores e tecnológicos, os quais são marcados por uma didatização e domesticação dos sentidos, ferramentas e mídias digitais, tendência que considerei relativa aos princípios pedagógicos da educação ativa, limitada pela perspectiva de formação de sujeitos funcionais. Similarmente, as práticas de letramentos se restringem a um trabalho pedagógico que pouco considera dimensões socioculturais das produções de sentido, ainda que a grande maioria das produções solicitadas aos alunos sejam multissemióticas. Dessa forma, a inovação pedagógica disposta nas práticas do e-NAVE reforça usos de tecnologias digitais e outros recursos e objetos pedagógicos para promover a centralidade do aluno no processo de ensino e aprendizagem, ainda que isso esteja limitado a práticas funcionais e flexíveis, efetivamente pouco considerando a cidadania e a diversidade como necessárias na socialização dos sujeitos para possibilidades de transformação do mundo e da realidade.

Palavras-chave: Programa NAVE; Inovação pedagógica; Práticas pedagógicas inovadoras; Multiletramentos