Resumo

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Interações e a face : um estudo sobre postagens, reações e comentários no Linkedin

Renan Varela Fratine

Orientador(a): Rodrigo Esteves de Lima Lopes

Mestrado em Linguística Aplicada - 2021

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - F865i


Resumo:
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a mídia social LinkedIn e as interações entre seus usuários. Tendo como base a Comunicação Mediada por Computador (CMC), a Análise do Discurso Mediado por Computador (ADMC) e a Sociolinguística Interacional, o objetivo geral desta pesquisa é mapear, descrever e analisar as interações e os papéis sociointeracioais desempenhados por usuários do Linkedin nos comentários de duas postagens. Para isso, alguns objetivos específicos foram traçados: a) mapear os tipos de comentários presentes nas duas postagens selecionadas; b) mapear os papéis sociointeracionais desempenhados pelos usuários produtores nos comentários de suas postagens; c) mapear os papéis sociointeracionais desempenhados pelos demais usuários comentadores; d) correlacionar os papéis sociointeracionais mapeados com os gêneros dos usuários produtores e dos demais usuários comentadores; e) correlacionar os tipos de comentários mapeados com os gêneros dos usuários produtores e dos demais usuários comentadores e f) correlacionar o conceito de Face e Trabalho de Face (GOFFMAN, 1967) com o mapeamento das reações, tipos de comentários e papéis sociointeracionais identificados. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de métodos mistos, a qual combina elementos de abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa (JOHNSON; ONWUEGBUZIE; TURNER, 2007). A abordagem metodológica utilizada foi a Análise do Discurso Mediado por Computador (ADMC) e as técnicas de observação sistemática com notas de campo e de captura de tela foram utilizadas para gerar os dados para a análise posterior. Para a captura de tela, a função print screen do computador foi utilizada, a qual permite salvar como imagem o que está reproduzido na tela. Nossas análises revelam que o contexto social de interação no Linkedin apresenta suas peculiaridades, tanto pelo contexto em si, quanto pelos dados mapeados. No que se refere aos papéis sociointeracionais mapeados, o papel sociointeracional mais desempenhado pelos usuários produtores foi o de Reator, seguido pelos papéis de Interlocutor, Debatedor e Interlocutor Narrador. Da mesma forma, o papel mais desempenhado pelos usuários e usuárias comentadores (juntos) também é o de reator, percebido em 86% das interações estudadas. Apesar disso, a frequência de recorrência desses papéis sociointeracionais se diferem em relação aos gêneros dos usuários, quando analisados separadamente. Isso demonstra que pode haver uma relação entre os gêneros dos usuários e os papéis sociointeracionais desempenhados por eles. Já a análise dos tipos de comentários mapeados mostrou que tanto usuários quanto usuárias fazem mais comentários de Tipo 1, ou seja, direcionam seus comentários, com mais frequência, à postagem original ou ao usuário produtor da postagem original. Os usuários produtores, por sua vez, fazem mais comentários do Tipo 2, respondendo, em sua maioria, os comentários de Tipo 1 feito pelos demais comentadores. Com o intuito de interseccionar a análise das ferramentas “curtir”, bem como a dos tipos de comentários e dos papéis sociointeracionais, focamos, também, no conceito de Face e Trabalho de Face a partir de Goffman (1967). Ao discutir os dados analisados sob a ótima do conceito de Face, percebe-se que a produção de conteúdo, as reações, os tipos de comentários e os papéis sociointeracionais desempenhados estão permeados pela busca de valores positivos e legitimação e manutenção da Face.

Palavras-chave: Mídias sociais; Papéis sociointeracionais; Relações de gênero; Face; Trabalho de face

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