Resumo

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A fragmentação do corpo em Madame Edwarda de Georges Bataille

Sarah Dethloff Cavalcanti de Souza

Orientador(a): Antonio Alcir Bernardez Pécora

Mestrado em Teoria e História Literária - 2021

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - D481f


Resumo:
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise da representação do corpo em Madame Edwarda (1941), obra literária de Georges Bataille (1892-1962). Bataille deixou uma obra extensa, concentrando diversas áreas do pensamento, e a literatura exerce um papel central para as suas elaborações filosóficas. Considerado um autor maldito em seu tempo, sua produção literária, em geral, compõe uma beleza convulsiva e perturbadora, assimilando a morte, a violência e a degradação física e psíquica. Bataille acredita que o tumulto é um elemento fundamental da vida e, portanto, também da arte. Com isso em mente, esse trabalho se ocupa do texto considerado o mais tumultuoso entre suas obras literárias, Madame Edwarda. Entrelaçando filosofia e literatura, a leitura minuciosa da obra busca compreendê-la através do próprio Bataille, dando especial destaque às representações do corpo e de que maneiras ele busca dissolver os limites corporais através do erotismo.

Palavras-chave: Bataille, Georges, 1897-1962 - Crítica e interpretação; Corpo humano - Aspectos simbólicos; Erotismo - Filosofia; Literatura francesa - 1900-1945; Modernismo (Literatura) - França

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