Resumo

Versão para impressão
Clica no sininho para receber notificação : análise de vídeos dos booktubers

Juliana de Oliveira Palermo

Orientador(a): Jacqueline Peixoto Barbosa

Co-orientador(a): Eduardo de Moura Almeida

Mestrado em Linguística Aplicada - 2020

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - P174c


Resumo:
Esta dissertação de Mestrado, situada no campo da Linguística Aplicada, na área de Linguagem e Educação, teve como objetivo descrever cinco canais literários de booktubers, pessoas que possuem canais no YouTube e que produzem vídeos sobre livros e leitura. O interesse foi o de analisar o conteúdo de algumas dessas produções, dada a crescente importância do YouTube entre os jovens brasileiros como fonte de entretenimento e busca de informações. O fenômeno booktube sinaliza para a ocorrência de mudanças nos protocolos de leitura, uma vez que permite um novo tipo de interação entre comunidades de leitores. A partir de uma revisão da literatura que situou o fenômeno na convergência da cultura de fãs, da estética dos vídeos online, do advento dos influenciadores digitais, da cultura do quarto, da economia da atenção, da estética da imperfeição e na perspectiva do aprendiz/amador, buscou-se caracterizar os canais de booktubers, no que diz respeito a estratégias utilizadas na tentativa de construir e manter sua imagem e a fidelização de seguidores: a partir da análise de sua identidade visual e conceitual, da arquitetura do canal; observando as estratégias utilizadas para a construção da persona, a partir da análise do cenário, da captação e edição de vídeos, do visual e da performance dos booktubers. Utilizando essas categorias, descrevemos e analisamos quatro canais selecionados, partindo em seguida para a análise específica de quatro vídeos. Em uma perspectiva bakhtiniana, consideramos o vídeo de resenha como um gênero bastante flexível, que permite que o estilo individual do autor opere em maior grau. Tomando as diferentes produções do booktube como gênero, entendemos que o que diferencia esses vídeos entre si não é sua forma/seu formato, mas seu contexto de produção e sua estética. Assim, analisamos os vídeos de resenha, gênero mais comum produzido pelos booktubers. A análise dos aspectos das obras literárias comentadas e da leitura considerados nos vídeos produzidos pelos booktubers e dos efeitos de edição característicos dos vídeos online levantou a hipótese de que tais produções, inseridas no fenômeno dos influenciadores digitais, exploram o compartilhamento de experiências pessoais de leitura como forma de aproximação com sua audiência, ao mesmo tempo em que atuam como propaganda para as editoras, por meio da fórmula do publieditorial. Os booktubers situam-se, assim, entre o leitor comum e o influenciador digital, em produções que partilham impressões e sensações provocadas pela leitura e que não têm como principal objetivo fornecer conteúdo analítico sobre as obras literárias comentadas.

Palavras-chave: Booktubers; YouTube (Recurso eletrônico); Influenciadores digitais; Literatura

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.