A escrita de resumos acadêmicos para publicação em revista internacional por pós-graduandos em Linguística Aplicada como prática de letramento

Laerte Luis Orpinelli Neto

Orientador(a): Inês Signorini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2020

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - Or71e

Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo de caso do tipo exploratório com 11 participantes de mestrado e doutorado de um programa de pós-graduação em Linguística Aplicada que passava, na época da coleta dos registros, por um momento específico de implementação de políticas de incentivo à publicação acadêmica em revistas internacionais de alto impacto. Como objetivo geral, esta pesquisa busca investigar as maneiras como os pós-graduandos mobilizam recursos e experiências prévias para responder a uma das demandas criadas pelo processo de internacionalização da pesquisa e da divulgação da pesquisa – a produção de resumo de artigo científico, o gênero textual mais prestigiado pelas políticas de internacionalização. Assim, recorreu-se teoricamente, sobretudo, aos estudos sobre Letramentos Acadêmicos (LEA, STREET, 1998; 2006; SIGNORINI, 2018; STREET, 2011) e sobre o gênero resumo de artigo científico (BITTENCOURT, 1995; MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010; SWALES, 1990, DAY, 1983, KETCHAM et al., 2010; CARVALHO, 2011; BIASI-RODRIGUES, 2009; KILIAN; LOGUERCIO, 2015; DAYRELL, 2010). Já os objetivos específicos do estudo de caso foram descrever e analisar o processo de produção de um resumo de artigo científico a ser submetido a uma revista internacional. Para isso, foram utilizados três instrumentos de coleta de registros: um questionário escrito, a gravação (por meio do software Screencastify) da tela do computador de cada participante durante a elaboração de seu resumo e as falas audiogravadas durante uma entrevista com o pesquisador, realizada em seguida à elaboração do resumo. Os registros foram sistematizados e os dados analisados com ajuda do software Atlas.ti que permitiu a codificação das ações dos participantes durante a atividade e o agrupamento das respostas comuns às entrevistas. Os resultados da análise de dados apontaram para a importância da experiência prévia com práticas de escrita de resumos para eventos acadêmicos, especialmente quanto à composição dos resumos: pouco ou nenhum destaque para componentes como apresentação de resultados, explicitação de problema(s) de pesquisa e justificativa da relevância da pesquisa. A análise dos dados apontou também para o desconhecimento dos participantes de estratégias de busca de informações mais eficazes para ajudá-los a escrever os resumos. Esses resultados evidenciam um ainda incipiente contato dos participantes com as demandas trazidas pelo processo de internacionalização e indicam a importância das estratégias de busca de informações e de recursos de apoio à escrita como aprendizado complementar ao ensino de escrita acadêmica em tempos de internacionalização da universidade. Desse modo, os resultados desta pesquisa contribuem para os estudos sobre escrita acadêmica no brasil em contexto de internacionalização da pesquisa e da disseminação da pesquisa acadêmica. Eles também contribuem para os estudos sobre o ensino do gênero resumo de artigo científico nesse mesmo contexto.

Palavras-chave: Letramento; Escrita acadêmica; Internacionalização; Linguística aplicada; Resumo