Literatura e identidades nacionais em didáticas escolares e digitais do YouTube

Douglas Vinicius Souza Silva

Orientador(a): Cynthia Agra de Brito Neves

Mestrado em Linguística Aplicada - 2020

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - Si38L

A pesquisa visa compreender se e como os nacionalismos das teorias e das histórias da literatura brasileira – de Afrânio Coutinho, Alfredo Bosi, Antonio Candido e outros –, tão presentes nas práticas escolares de letramento literário, como mostram os currículos oficiais e os materiais didáticos de ensino básico, refletem-se nos vídeos mais visualizados de canais do Youtube que se dedicam à literatura. A hipótese que motiva tal reflexão é a de que os vídeos estão ratificando o conteúdo das aulas de literatura, nos quesitos teóricos, históricos e ideológicos. De modo geral, como prática social de letramento literário, os vídeos sobre obras pertencentes às listas das escolas e dos vestibulares têm contribuído para corroborar a perspectiva dominante no ensino de literatura: o nacionalismo. Por outro lado, vídeos sobre obras não canônicas ou não escolares possuem uma perspectiva analítica mais ampla, livre e subjetiva, promovendo diálogos sobre a literatura, que permitem a simetria de poder e, consequentemente, o protagonismo juvenil nessas práticas. Nesse sentido, questiona-se se os booktubers – como são denominados os youtubers que gravam vídeos especificamente sobre livros e literatura – restringem suas análises a apenas uma possibilidade interpretativa dos textos, o que poderia limitar a possibilidade que a literatura tem de permitir incontáveis leituras e identificações subjetivas. A metodologia se apoia na análise qualitativo-interpretativista (MOITA-LOPES, 1994) de documentos oficiais (OCNEM e BNCC), da política pública do PNLD (por meio de seu edital e guia de seleção) e dos vídeos públicos mais visualizados do Youtube sobre as obras Iracema, de José de Alencar, e Macunaíma, de Mário de Andrade, inseridas, respectivamente, nas escolas literárias do Romantismo e do Modernismo. O conteúdo transcrito dos vídeos é dividido em categorias definidas de acordo com os subtópicos tradicionais de livros didáticos, especialmente um dos aprovados no PNLD 2018. A interpretação dos dados se dá, em grande medida, de modo a contrastar os resultados encontrados no contexto escolar e no contexto digital.

Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino; Youtube (Recurso eletrônico); Nacionalismo; Pós-colonialismo - Estudo e ensino; Subjetividade na literatura