Resumo

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Entre a escrita e o olhar : uma poética da violência

Tyara Veriato Chaves

Orientador(a): Mônica Graciela Zoppi Fontana

Doutorado em Linguística - 2020

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C398e


Resumo:
Nesta tese, busco compreender a potência de uma produção poética frente a acontecimentos ligados à violência de Estado. Para tanto, me situo teoricamente nas fronteiras entre a Linguística, o Materialismo Histórico e a Psicanálise a partir da Análise do Discurso proposta por Michel Pêcheux, mas também avanço no campo filosófico com os contornos contemporâneos que a noção de biopoder assume a partir de Butler, em sua reflexão a respeito da precariedade da vida e da condição de inelutável, e de Mbembe, sobre a construção da raça e o necropoder. No espaço heterogêneo de tal campo filosófico, procuro as vias pelas quais uma reflexão sobre a literatura comparece no pensamento desses autores como um lugar de possíveis. No que tange a dimensão da língua, busco dar consequência a uma posição materialista que concebe o poético no registro do político ao levar em conta a inscrição do real da língua no real da história. Em paralelo a esse percurso, caminho por entre autores que conferem uma especificidade à literatura com relação à linguagem: as transgressões, a questão da autoria e a problemática do testemunho. Nesse âmbito, busco a partir da divisão proposta por Agamben entre a língua do testemunho e o arquivo, pensar em como a escrita de certos poemas carregam um matiz testemunhal em que o indizível de uma época encontra lugar. Do ponto de vista analítico, este trabalho caminha por diversas produções poéticas, mas se concentra mais detidamente em Na noite calunga do bairro Cabula de Ricardo Aleixo, Quadrilha de Lívia Natália e Verônica de Tarso de Melo. Os dois primeiros poemas são lidos a partir da relação com o acontecimento da Chacina do Cabula e o último a partir da violência envolvendo Verônica Bolina. Em meu gesto de leitura, busco fazer ressoar a diferença entre diversas instâncias enunciativas que “dizem o acontecimento” de modo a apreender certos funcionamentos que colocam em jogo a dimensão do humano e do animal, dos corpos e das subjetividades. A relação entre o olhar e a escrita se coloca como contundente, tanto nos termos de uma preocupação ética e política a respeito da hipercirculação de imagens de violência, quanto em uma reflexão que busca situar a produção história do olhar, mas também a dimensão do desejo quando pensamos a partir de Freud e Lacan. Assim, meu gesto de interpretação caminha em torno do que as imagens fazem falar, e em como uma escrita se emprenha do desejo de “fabricar” uma outra imagem. Para tanto, o trabalho com a memória possibilita a condição do legível no que diz respeito a dimensões históricas envolvendo raça, classe, sexualidade e gênero, mas é também a partir de um impossível que esta tese se move: impossível naquilo que uma escrita poética sustenta em seu encontro com o vazio diante de uma macabra repetição, impossível enquanto aposta, risco, desejo de possível.

Palavras-chave: Análise do Discurso; Poesia; Violência; Escrita

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