Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital

Said Bichara

Orientador(a): Jacqueline Peixoto Barbosa

Mestrado em Linguística Aplicada - 2020

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - B741r

Esta dissertação, de caráter descritivo e documental, está inserida do campo da Linguística Aplicada, mais especificamente na área de Linguagens e Educação, e tem como objetivos gerais analisar como são os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental da plataforma Escola Digital e avaliar em que medida eles podem apoiar o ensino-aprendizagem dessa língua na perspectiva defendida pelos documentos curriculares oficiais, no caso a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018b) ou BNCC. Com a inserção das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas escolas e a mudança de paradigmas na Educação, novas concepções de desenvolvimento de recursos didáticos começam a surgir, dentre eles os objetos de aprendizagem que, segundo Wiley (2000), são recursos digitais passíveis de reutilização, criados para darem suporte à aprendizagem. No entanto, diante da quantidade de ODA que é disponibilizada nas redes, grande parte deles em repositórios e referatórios, é importante, por um lado, entender a natureza desses objetos e, por outro, disponibilizar para professores e alunos indicadores da qualidade pedagógica e técnica desses objetos, bem como das possibilidades de uso que eles apresentam. Para isso, a análise neste trabalho foi dividida em três blocos de questões: as relativas à composição dos ODA, à curadoria deles e ao seu uso. Essa análise mostrou que a maior parte dos ODA de Língua Portuguesa do 6ºano curados na plataforma Escola Digital são do tipo vídeo e primam por uma perspectiva mais tradicional de exposição e memorização do conteúdo. São poucos aqueles que propiciam um trabalho mais articulado às práticas linguagem. O ponto que se destacou foi a centralidade dada a conteúdos gramaticais, com ODA que possuem uma perspectiva de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa mais descritiva, quando não prescritiva, o que vai na contramão do que preconiza o documento curricular nacional. Além disso, há uma ínfima curadoria de ODA que trabalham gênero, variação linguística, vocabulário e análise linguística. Em relação ao processo de curadoria da plataforma, observou-se que, embora a plataforma tenha desenvolvido um padrão de metadados próprio e bem estruturado, na prática há ainda muitos ODA com metadados não preenchidos, com informações imprecisas e por vezes inadequadas. Por exemplo, encontram-se alguns ODA cuja descrição da habilidade indicada na BNCC não condiz com o trabalho proposto pelo objeto. E, por fim, quanto ao uso dos ODA na plataforma, identificou-se que o usuário tem uma participação bastante ativa, podendo avaliar, comentar, compartilhar e enviar sugestões de ODA.

Palavras-chave: Escola Digital; Objeto digital de aprendizagem; Objeto de aprendizagem; Curadoria