Resumo

Versão para impressão
Materiais didáticos no contexto dos novos multiletramentos : uma análise dos protótipos de ensino

Fabiana Marsaro Pavan

Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Doutorado em Linguística Aplicada - 2020

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M351m


Resumo:
Esta pesquisa de base documental busca contribuir com o campo da Linguística Aplicada ao tomar como objeto o conjunto de 20 protótipos de ensino produzidos, entre 2014 e 2015, por discentes de graduação e de pós-graduação sob a coordenação da Profª Drª Roxane Rojo, em atendimento a uma demanda da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ao realizar uma análise qualitativa-interpretativista desses materiais, tivemos como principais objetivos compreender em que medida eles realizam o conceito de protótipos de ensino em sua concepção inicial e se de fato poderiam subsidiar práticas de ensino-aprendizagem no contexto dos novos multiletramentos, viabilizando a construção de web currículos. Para tanto, na primeira etapa de análise, comparamos os artigos acadêmicos em que Rojo define os protótipos de ensino, a fim de observar o desenvolvimento do conceito. Na segunda etapa, propusemos uma gradação entre os exemplares do conjunto, buscando identificar os mais prototípicos e os menos prototípicos. Para isso, identificamos regularidades por meio do processamento de dados quantitativos e as tornamos visíveis em um gráfico de dispersão composto por quatro quadrantes. Ao analisar os protótipos posicionados em cada quadrante, concluímos que a predominância de gêneros multissemióticos e de práticas dos novos multiletramentos é um aspecto importante para que um protótipo se configure como tal. Nos exemplares mais prototípicos, porém, destacam-se também princípios como a interdisciplinaridade, a organização como projeto temático, a arquitetônica vazada e o apoio à formação docente. Assim, concluímos que, embora o conjunto de protótipos analisado não corresponda totalmente ao conceito de protótipos de ensino em sua concepção inicial, os princípios que embasaram sua produção têm potencial para orientar a elaboração de materiais didáticos mais adequados à educação linguística no contexto dos novos multiletramentos.

Palavras-chave: Multiletramentos; Novos letramentos; <em>Web</em> currículos; Materiais didáticos; Protótipos de ensino

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.