A fala na educação infantil : um estudo neurolinguístico

Betina Rezze Barthelson

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Doutorado em Linguística - 2020

Nro. chamada: TESE DIGITAL - B828f

Esta pesquisa A fala na Educação Infantil: um Estudo Neurolinguístico é desenvolvida no interior da Neurolinguística Discursiva. Argumentos diferentes dos que associam as dificuldades escolares a patologias são encontradas ao refletirmos sobre a importância da linguagem – verbal – e do conceito de interlocução para processos intimamente vinculados à aprendizagem: objetivo desta pesquisa. A reflexão é proposta através de um trabalho sistematizado com a fala, realizado na roda de conversa (FREINET, 1964/1996), discursivamente orientada. Fundamentada em uma abordagem constitutiva de linguagem (FRANCHI, 1977/1992), a análise dos dados – enunciados e também desenhos das crianças – se dá pela discussão da constituição do sujeito e da subjetividade a partir da Teoria da Enunciação elaborada por Benveniste (1966/2005). A análise é ampliada pela relação entre pensamento e linguagem que alicerça a teoria histórico cultural elaborada por Vygotsky (1934/2009), pela qual o autor explica a formação da cadeia conceitual a partir do significado das palavras, o que envolve a passagem do balbucio para a língua e a constituição dos conceitos espontâneos como alicerce para os conceitos científicos. Pela aproximação aos estudos da Aquisição da Linguagem pela vertente sóciointeracionista, evidenciamos o papel do outro na constituição da narrativa e seus efeitos no processo de deslizamento simbólico (VYGOTSKY, 1979/1998) que, alicerçado pela fala, se inicia no gesto, passando pela brincadeira, pelo desenho, chegando na escrita. A escrita, por sua vez, é tomada como desdobramento da fala e do pensamento e discutida pelo conceito de rascunho mental – a fala interna –, que organiza o pensamento e permite o planejamento do escrever. Respeitando profundamente as especificidades da idade da criança, a análise dos dados produzidos desvelam o potencial do trabalho realizado para despertar a curiosidade, a possibilidade de reflexões e o prazer pelo aprendizado – à contragosto dos dispositivos (FOUCAULT, 1969/2000) – fundamental para a continuidade da trajetória escolar da criança de maneira digna e íntegra.

Palavras-chave: Neurolinguística discursiva; Educação infantil; Roda de conversa; Fala