O último tempo para Italo Svevo : a estrutura da temporalidade na obra sveviana

Orientador(a): Mário Luiz Frungillo

Mestrado em Teoria e História Literária - 2020

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - M669u

O presente trabalho tem por objetivo analisar o decorrer do tempo nas obras de Italo Svevo, no romance Uma vida (Una vita) e dos contos “Curta viagem sentimental” (“Corto viaggio sentimentale”) e “O futuro das memórias” (“L’avvenire dei ricordi”). Italo Svevo, ao nosso ver, manifesta um olhar sobre a centralidade do tempo, não só na constituição dos horizontes de compreensão do real propriamente humano, mas também ao apresentar uma noção mais precisa do vínculo indissolúvel que existe entre temporalidade e escrita literária. O desdobrar de várias categorias conceituais relacionadas a várias dimensões do tempo parece apontar para a manutenção da validade do ponto de vista sobre a relação literatura e sociedade. A estrutura do tempo humano em relação com a do tempo narrativo na obra sveviana modifica-se de uma narrativa para outra, e muda radicalmente no tempo substancial que se interpõe entre Una Vita, trabalhando com grau de emissão de visibilidade nos fragmentos que voltam ao inconsciente e, em particular, nas chamadas "continuações", que, posteriormente, seriam o retorno às memórias, os capítulos de seu romance seguinte, que foi interrompido pela morte do escritor em 1928, e, assim, foram publicados postumamente como contos. No presente trabalho, propomos seguir pistas dessa evolução, primeiro com a inserção de algumas reflexões sobre as normas e as formas de temporalidade na obra de Svevo, para depois delinearmos a perspectiva psicológica por uma visão advinda da teoria literária, como também destacar a transformação da espécie e da estrutura fundamental da definição da identidade humana em geral. A perspectiva psicanalítica é relevante por considerar personagens complexos e com um exame de consciência de grau elevado, no qual podemos ter um olhar sobre o consciente, que aponta para os conflitos do homem moderno em sua relação com o mundo, incluindo a relação homem – sociedade e seus sentimentos egocêntricos.

Palavras-chave: Svevo, Italo. 1861-1928 - Crítica e interpretação; Tempo na Literatura; Memória na literatura; Narrativa escrita