Saberes acumulados entre grafismo, trançados e tramas : uma análise da coleção de etnologia do Museu Universitário da PUC-Campinas

Mariela Soares de Souza Dias

Orientador(a): Rodrigo Bastos Cunha

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2020

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - So89s

Espaços essencialmente multidisciplinares, os museus abrangem o conhecimento de diferentes campos do saber. Com grande potencial para a divulgação científica e cultural, esses espaços detêm meios favoráveis à troca de experiências, ao compartilhamento de saberes, e à aproximação entre diferentes culturas. Nesta pesquisa de mestrado a coleção de etnologia do Museu Universitário da PUC-Campinas foi analisada a partir do campo de atuação do professor Desidério Aytai, no período de 1963 a 1985. O estudo relacionado à prática do colecionismo nos fornece importantes indícios sobre os conhecimentos antropológicos aplicados na seleção, pesquisa e divulgação de artefatos da coleção de etnologia. As pesquisas e publicações produzidas ao longo da atividade acadêmica do professor constam no arquivo do museu, e foram analisadas no presente trabalho. Aqui, utilizamos a abordagem da micro-história, trabalhando com as noções de arquivo, cultura, memória e alteridade, para estabelecer um diálogo entre os campos da Museologia, História e Antropologia. Assim, através da análise das pesquisas desenvolvidas pelo professor Desidério Aytai, identificamos os conceitos e reflexões teóricas mais recorrentes na produção de narrativas expositivas referentes às culturas indígenas. Atentamos aos detalhes e particularidades do arquivo, buscando sinais de alteridade, indícios de musealização e os efeitos da comunicação museológica, elaborados através do ponto de vista do professor Desidério Aytai. Por fim, chamamos a atenção para a mudança de paradigma no contexto museológico, salientando as contribuições de autores indígenas nesse debate. Através da análise da coleção de etnologia do Museu Universitário da PUC-Campinas, observamos que o museu conserva artefatos oriundos de diferentes povos indígenas, assim como a contribuição de sujeitos ainda pouco conhecidos na história da coleção.

Palavras-chave: Aytai, Desidério, 1905-1998; Museu Universitário da PUC-Campinas; Comunicação museológica; Etnologia