Perfil dos Blogueiros/Divulgadores de Ciência no Portal Blogs de Ciência da Unicamp

Érica Mariosa Moreira Carneiro

Orientador(a): Vera Regina Toledo Camargo

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2020

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - M339p

Esta pesquisa teve como objetivo compreender, identificar e analisar o perfil dos blogueiros/divulgadores de ciência que se propõem a desempenhar o papel de divulgador científico através do Portal de Blogs de Ciência da Unicamp. Consideramos divulgador científico aquele que busca tornar o conhecimento científico acessível e de fácil compreensão, utilizando-se de recursos e técnicas para favorecer o diálogo entre a ciência e a sociedade. Através dessa atividade, o divulgador científico informa a sociedade sobre descobertas, discussões e produções acerca da ciência, e se preocupa em disponibilizá-las para além do ambiente acadêmico. Tal atividade foi facilitada pelo advento da internet, por intermédio de plataformas acessíveis e de baixo custo financeiro, como os blogs. Sendo assim, a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –, viu a oportunidade de participar desse cenário, compreendendo que divulgar o conteúdo científico produzido dentro da universidade tem um caráter de relevância social e aproximação com a sociedade. A partir desse ideal, criou o Portal de Blogs de Ciência da Unicamp, escolhendo os blogs e o formato textual para seu trabalho de divulgação científica. Iniciado em 2015, o portal se propõe a disponibilizar o suporte, treinamento e estrutura para que seus pesquisadores possam escrever sobre suas pesquisas, expertises, e discutir assuntos pertinentes com a sociedade. Essa pesquisa se qualifica como híbrida de natureza qualitativa e quantitativa, e, portanto, descritiva e exploratória, que se caracteriza como Estudo de Caso. Para a análise foram realizadas 3 etapas, envolvendo formulários e análise de questionários respondidos pelos inscritos entre 2017 e 2019. Dessa forma, buscamos entender o perfil dos blogueiros/divulgadores de ciência, evidenciando as áreas de atuação, de gênero e do conhecimento daquele que utiliza o Portal de Blogs de Ciência da Unicamp, além de resgatar sua trajetória histórica. Os resultados apontam que o perfil do blogueiro/divulgador de ciência no Portal de Blogs de Ciência da Unicamp é feminino, pós-graduando, conteudista de outras áreas do conhecimento, além de sua própria formação, consciente da necessidade e importância da melhoria da comunicação da academia com a sociedade, e que escolhe o blog como plataforma de divulgação científica, pela preferência da escrita, além da motivação pessoal, pouca exigência de habilidades técnicas para ativação e sua manutenção, e a possibilidade de inserção de outros tipos de mídia. A escolha pelo Portal de Blogs de Ciência da Unicamp se dá, preferencialmente, pelo vínculo institucional, seguida da indicação, incentivo e apoio de pesquisadores/docentes, do oferecimento do Curso de Integração e suporte dos voluntários, além da qualidade da divulgação para a sociedade e do portal como um todo. O Curso de Integração também foi apontado como relevante, pela oportunidade de aprendizado e primeiro envolvimento com a divulgação científica. Por fim, esse estudo também apontou a necessidade da Unicamp implantar uma política institucional de valorização do trabalho de divulgação científica realizada pelo pesquisador que, além das suas atividades acadêmicas, realiza a atividade de divulgador científico, devolvendo à sociedade, através de seus textos, não só os resultados de suas pesquisas, mas também discussões acerca de assuntos pertinentes ao cotidiano da sociedade.

Palavras-chave: Comunicação; Ciência; Divulgação Científica; Blogs