Resumo

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Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico

Beatriz Faria Aragão

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2020

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - Ar12c


Resumo:
A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), após ter conduzido uma análise de diversos acidentes e incidentes aéreos e concluído que a linguagem utilizada em radiotelefonia era um fator contribuinte, passou a exigir a avaliação de proficiência em língua inglesa dos profissionais envolvidos com tráfego aéreo internacional como parte dos Requisitos de Proficiência Linguística (Language Proficiency Requirements, LPRs). Subsequentemente, em março de 2004, a OACI publicou o Manual de Implementação dos Requisitos de Proficiência Linguística (Manual on the Implementation of ICAO Language Proficiency Requirements-Doc. 9835 AN/ 453). Esse manual propõe uma escala de natureza analítica, a ser utilizada para avaliar a proficiência dos profissionais em questão, no contexto nacional e internacional. No entanto, os requisitos de proficiência em língua inglesa da OACI e a escala são alvos de diversas discussões desde a sua implementação. No decorrer desta pesquisa buscou-se, através da utilização de critérios autóctones (indigenous assessment criteria) elencar as principais características de um controlador proficiente para controle de tráfego aéreo e as competências acionadas para que a comunicação seja eficiente e bem- sucedida, de acordo com a percepção de controladores de tráfego aéreo brasileiros. O objetivo desta pesquisa é oferecer contribuições para uma revisão da escala atual de maneira que melhor represente a situação-alvo (target language use – TLU) o que ainda, poderá contribuir para o desenvolvimento dos instrumentos de avaliação no contexto aeronáutico. Na condução desta investigação, foram conduzidos grupos focais com controladores de tráfego aéreo brasileiros como técnica principal de geração de dados. Após a análise desses dados, além da revisão das categorias já existentes, propomos que outras categorias que abarquem conhecimentos mais amplos do construto, como os não linguísticos, sejam incluídas na escala que avalia a proficiência no contexto aeronáutico.

Palavras-chave: Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico

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