Resumo

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Aquisição da variação e mudanças na(s) gramática(s) das crianças : um olhar sobre a Concordância Variável no PB

Marina Maia Reis

Orientador(a): Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes

Mestrado em Linguística - 2020

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - R277a


Resumo:
O estudo conduzido aqui teve como tema a aquisição de um fenômeno em variação – a Concordância Variável no PB –, bem como as implicações da aquisição da variação sobre mudanças na gramática internalizada das crianças. Esta pesquisa pretendeu explorar a questão da aquisição dos morfemas de número pelas crianças brasileiras, focalizando as ocorrências de concordância variável nos elementos do DP e nos verbos. Para esta análise, assume-se a visão inatista da aquisição da linguagem veiculada pela Teoria de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981) e proposta de competição de gramáticas, de Yang (2002). O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as implicações que o contato com um input variável, no que diz respeito à alternância na presença/ausência da marca morfofonológia de plural nos itens presentes no sintagma nominal e nos verbos, pode exercer sobre o processo de aquisição da linguagem pelas crianças. Assim, buscou-se identificar de que maneira as crianças brasileiras realizam a concordância de número nos sintagmas nominal e verbal tanto a partir de uma análise de corpus quanto a partir da análise de resultados obtidos em um experimento de produção eliciada. Além disso, este projeto inclui um experimento de compreensão, que pretendeu identificar se há diferença na compreensão das formas em variação na língua, buscando-se verificar se a não ocorrência da marca de plural em alguns elementos pode dificultar a compreensão de pluralidade pela criança. Os dados analisados receberam tratamento estatístico descritivo e também foram realizados testes estatísticos inferenciais. Os resultados encontrados tanto no corpus analisado quanto no experimento de produção demonstram que as crianças exibem variação nos padrões de concordância presente em sua fala no SN e no verbo. Entendemos, contudo, que a variação presente nos sintagmas reflete dois processos distintos: para o SN, as crianças parecem estar, de fato, adquirindo os dois padrões variantes, mas atrelamos a variação infantil observada nos verbos como resultante do processo de aquisição. No que diz respeito à compreensão infantil, não se observaram diferenças entre as condições testadas, e não foi identificada preferência por nenhum dos padrões analisados.

Palavras-chave: Variação linguística; Concordância variável; Aquisição da linguagem; Princípios e parâmetros (Linguística)

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