Da formação ao ato pedagógico : caminhos do ensino da escrita em língua portuguesa por professores timorenses

Joice Eloi Guimarães

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2020

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G947d

Esta tese tem como foco o ensino da escrita em língua portuguesa no contexto multilíngue de Timor-Leste. No âmbito dessa discussão, o objetivo principal da pesquisa realizada foi analisar, com base em enunciados de 10 professores timorenses, o que estrutura e como se desenvolve o ensino da escrita em português em algumas escolas localizadas na capital do país, Díli. O critério de escolha dos professores participantes desta pesquisa foi a experiência com o ensino de língua portuguesa em turmas do 2º ciclo do ensino básico de Timor e a formação para a docência (concluída ou em andamento no momento de realização desta pesquisa) no Departamento de Formação de Professores do Ensino Básico da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL), Classes Regular ou de Extensão. No âmbito desta pesquisa, a ação pedagógica é compreendida como construto do diálogo que o docente estabelece ao longo da vida com as inúmeras vozes sociais com as quais interage, seja em suas vivências particulares, ou naquelas específicas da sua profissão. Assim, na análise dos enunciados dos professores timorenses acerca de suas práticas visando à produção de textos escritos em português em contexto escolar foi necessário levar em conta elementos como: (i) as valorações que atribuem à obrigatoriedade do ensino de português e à prática da escrita nessa língua nas escolas; (ii) as práticas de letramento de que participaram no ambiente escolar quando da posição de alunos, na escola ou na formação docente e (iii) as orientações curriculares para o ensino da escrita presentes nos currículos para o 2º ciclo do ensino básico de Timor-Leste. O conjunto de dados gerados foi dividido em: dados principais, enunciados orais, produzidos em entrevistas gravadas e posteriormente transcritas; e dados secundários, atividades e registros escritos no curso de extensão realizado durante a etapa empírica da pesquisa. A fundamentação teórico-metodológica que orientou o olhar sobre esses dados tem como base a teoria do dialogismo de Bakhtin e demais autores integrantes de seu Círculo (BAKHTIN, 1998; 2011; VOLÓCHINOV, 2018). No grande diálogo que se estabelece no processo de atribuição de sentidos aos enunciados dos professores, traço característico da pesquisa qualitativa-interpretativa (MOITA-LOPES, 1994), são trazidos à baila temas que emergem na discussão sobre o ensino de português em Timor-Leste, como a construção e manutenção de identidades-linguísticas em contexto pós-colonial, o ensino linguístico em cenário multilíngue e as políticas linguísticas em ação nesse contexto. A análise dos enunciados dos professores mostrou que o desenvolvimento da ação pedagógica com vistas ao ensino da escrita em português em Timor-Leste é orientado, em grande medida, pela valorização positiva que essa língua tem na sociedade timorense. Na esfera escolar, vê-se que essa valorização adquire contornos específicos, como o status de língua da ciência e da escrita – o que confere à prática da escrita em LP reconhecimento no que diz respeito ao saber legitimado nesse ambiente. No campo metodológico, os enunciados dos professores indicam estabilidade no ensino da escrita em português nas escolas de Timor-Leste, pois, observa-se uma recorrência às práticas de letramento que participaram da posição de alunos, as quais se constituem para eles como verdadeiros modelos de ensino da escrita. Essa recorrência deixa à mostra a existência de lacunas no processo formativo desses sujeitos, pois denota que os subsídios que recebem para o desenvolvimento da ação pedagógica nesse sentido, provenientes da formação e das orientações curriculares, não estão alterando de maneira significativa as suas práticas, pois, por vezes, atuam no sentido de ratificar aquelas mesmas que eles já conhecem. Assim, no cumprimento do papel social de professor de português em Timor-Leste, ao solicitar que seus alunos escrevam textos em português, os professores timorenses recorrem àquilo que reconhecem como modelos de escrita nesse ambiente, gêneros escolares tradicionais, e práticas reconhecidas no campo do ensino da língua, como a ênfase na gramática. Essas práticas que, muitas vezes, se constituem como único recurso de que os professores dispõem para desenvolver sua ação pedagógica com o ensino da escrita, ao darem ênfase à estrutura da língua, acabam por reforçar, na esfera educativa timorense, a valoração positiva da língua que dispõe de um sistema normativo estabilizado, o que acentua um parâmetro que atribui ao português um lugar hegemônico no cenário multilíngue timorense.

Palavras-chave: Língua Portuguesa; Ensino de escrita; Docentes - Formação; Políticas linguísticas; Timor-Leste