Revisitando o ensino/aprendizagem de inglês no contexto da educação técnica profissionalizante a partir da prática de um letramento crítico-translíngue

Tiago Pellim Silva

Orientador(a): Cláudia Hilsdorf Rocha

Doutorado em Linguística Aplicada - 2020

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Si38r

Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o contexto de ensino técnico a fim de compreender suas especificidades em relação a sua interface com a língua inglesa para, assim, revisitar o papel assumido por essa língua nesse cenário, problematizando suas possíveis implicações político-pedagógicas. Para tanto, articula um enfoque crítico (ROCHA 2013; LUKE, 2014; MILLS, 2016), pautado na perspectiva dos multiletramentos (NLG, 1996; ROJO, 2009 e 2012; COPE; KALANTZIS, 2015), em uma orientação translíngue (CANAGARAJAH, 2013; GARCÍA, 2009; GARCÍA; WEI, 2014) e interdisciplinar (CAVALCANTI, 2013; FRIGOTTO; ARAÚJO, 2018). A pesquisa parte de uma discussão sobre os impactos da globalização nas maneiras pelas quais nos comunicamos e usamos a língua na contemporaneidade e, consequentemente, sobre o ensino/ aprendizagem de inglês. Igualmente, a globalização tem implicações sobre como pensamos o trabalho na sociedade atual, bem como sobre a formação para o trabalho em tempos marcados por desestabilizações e transformações. Nesse cenário, parece urgente a tarefa de revisitar as epistemologias que tradicionalmente informaram o ensino de línguas no Brasil, especialmente no contexto da educação técnica profissionalizante, que não raramente é capturada pelo discurso neoliberal que reduz a formação para o trabalho à capacitação (ARROYO, 2013), e na qual a língua é vista como instrumento a ser utilizado na realização de tarefas específicas. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) e foi desenvolvida em um campus do Instituto Federal de São Paulo, onde um projeto de letramento foi desenvolvido com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Química. A partir do desenvolvimento desse projeto foram gerados os dados através de questionários, grupos focais, gravações de aula e um diário de pesquisa mantido pelo professor-pesquisador. A análise das interações em sala de aula indica a mobilização de diferentes repertórios e estratégias de translinguagem (GARCÍA; WEI, 2014), tanto pelo professor quanto pelos alunos, para construir sentidos na aula de inglês em um fluxo que remete à ideia de translanguaging corriente (GARCÍA et al, 2017). Indica ainda que, través de um letramento crítico-translíngue, é possível vislumbrar o ensino de língua inglesa no contexto da educação técnica para além da dicotomia que costuma opor formação para o trabalho versus formação crítica, retomando, assim, os princípios de uma formação integrada e integral, voltada para o exercício da cidadania (PACHECO, 2012), como preveem os documentos oficiais que orientam essa modalidade de ensino.

Palavras-chave: Ensino técnico; Língua inglesa - Estudo e ensino; Multiletramentos; Letramento crítico; Translinguagem