Resumo

Versão para impressão
Vemprarua.net : discurso publicitário político-eleitoral

Camila Brunelli

Orientador(a): José Horta Nunes

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2020

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - B835v


Resumo:
Serão analisados da perspectiva da Análise de Discurso, cinco textos produzidos pela marca publicitária do movimento social Vem Pra Rua, que circularam no período compreendido entre o segundo mandato da então Presidente da República Dilma Rousseff, em 2014, e o processo de debate de seu impeachment, com a aprovação no Senado Federal, em 12 de maio de 2016. Para isto, analisaremos aspectos subjetivos e a maneira como determinados sentidos em movimento atravessam os objetos e interpelam ideologicamente os sujeitos em leitores/consumidores/eleitores. Serão considerados os sentidos de “apartidarismo”, o discurso publicitário articulado ao discurso político eleitoral, a diferença entre o público e o privado para a sociedade capitalista, o discurso verbal e não verbal, a Internet como espaço público e a reflexão sobre quem pode constituir-se como sujeito no discurso do Vem Pra Rua. Refletir sobre a marca publicitária do movimento Vem Pra Rua com discurso pró impeachment faz-se necessário para melhor entendimento do discurso publicitário e de seu sentido sociocultural na formação da opinião pública.

Palavras-chave: Vemprarua.net; Discurso publicitário; Discurso político eleitoral; Impeachment

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.