Relações de sentido sobre a vacinação no Facebook

Natiely Rallo Shimizu

Orientador(a): Cristiane Pereira Dias

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2020

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - Sh62r

A hesitação à vacina é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das dez ameaças à saúde global, pois foi responsável pela queda na cobertura vacinal observada em países de diversas regiões do mundo, e consequentemente pela volta de doenças que estavam controladas ou erradicadas. Subjacente à hesitação vacinal existem muitos fatores que levam os sujeitos a relutarem ou escolherem não (se) vacinar, fazendo deste um problema multifatorial complexo. As motivações gerais identificadas pela OMS para a não-imunização incluem barreiras de acessibilidade, disponibilidade e aceitabilidade do serviço vacinal em certas regiões geográficas; baixa percepção de risco das doenças o que leva a vacinação ser considerada desnecessária; e falta de confiança nas vacinas e nas autoridades encarregadas do serviço. Diante do exposto, este trabalho considera o discurso antivacina, ou a contrariedade e resistência à vacinação identificadas no funcionamento desse discurso, apenas um dos aspectos que constituem a hesitação vacinal. Nesse contexto, grupos contrários ou que temem a imunização têm ganhado notoriedade no Facebook com a divulgação de notícias que se colocam contrariamente à necessidade e eficiência dos imunizantes, produzindo um efeito de dúvida e medo sobre a vacina com a exposição dos possíveis efeitos colaterais. Eles têm sido apontados como uma das possíveis causas da queda no índice de cobertura vacinal e aos recentes surtos de doenças em vários países. A análise sugere que a discursividade antivacina é atravessada pelo discurso do conhecimento, sustentado e legitimado, sobretudo, pela apropriação do discurso científico. Além disso, identifica-se a produção de um posicionamento de desconfiança sobre as instituições oficiais vigentes na sociedade. Esse funcionamento indica uma disputa política pelos sentidos sobre a vacina(ção). Disputa que se estabelece e contrapõe-se ao discurso institucional sobre a vacina, compreendido como um discurso pró-vacina. Nessa discursividade, diferentemente da antivacina, os sujeitos estão identificados com os dizeres institucionais e inscrevem-se em uma relação de sentido que produz a vacina(ção) como proteção e segurança. Nessa perspectiva, a partir do viés teórico-metodológico da Análise de Discurso de Escola Francesa (AD), este trabalho tem como objetivo compreender os efeitos de sentidos que os discursos antivacina e institucional sobre a vacina – representado pelo Ministério da Saúde - produzem no sujeito no espaço digital do Facebook, concebendo o digital como um novo lugar onde os sujeitos se organizam politicamente na sociedade. Dessa forma, abre-se uma escuta para compreender os processos de significação que ambos os sujeitos estabelecem sobre a vacina. Para o proposto foram analisados postagens e comentários em um grupo e uma página dessa rede social, visto que de acordo com estudos os comentários exercem influência na opinião dos usuários. Neste trabalho, eles foram pensados então como gestos de interpretação, formulações nas quais o sujeito se inscreve na produção e constituição dos sentidos e produzem novos efeitos de sentidos nele e no outro com o qual interage. Um lugar para se observar os vários movimentos de sentidos sobre a vacina, constituindo-se assim em um elemento essencial da análise.

Palavras-chave: Análise do discurso; Vacinação; Movimento anti-vacinação; Efeitos de sentido (Linguística); Facebook (Rede social on-line)