Análise acústica da harmonia vocálica na fala belenense

Gisele Braga Souza

Orientador(a): Plínio Almeida Barbosa

Doutorado em Linguística - 2020

Nro. chamada: TESE DIGITAL - So89a

A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo principal analisar acusticamente o fenômeno da harmonia vocálica na fala de Belém/PA. Para tal, investigamos o grau de coarticulação vogal a vogal por meio da análise dos parâmetros acústicos F1, F2 e duração. Além disso, desejamos verificar, no dialeto belenense, se a harmonia vocálica estaria relacionada a um fenômeno mais geral de alçamento ou abaixamento desvinculado da tônica; qual o papel da familiaridade que o falante tem com a palavra pronunciada; e se há influência de fatores sociais para a ocorrência do fenômeno. O corpus do estudo consiste em amostras de fala de 12 falantes (6 homens e 6 mulheres) nativos da cidade de Belém, classificados em três faixas etárias (20 a 34 anos; 35 a 59 anos; e 60 anos ou mais) e dois níveis de escolaridade (até o ensino médio e ensino superior completo/incompleto). Os sujeitos foram submetidos a um protocolo de coleta de dados composto por 58 palavras-alvo inseridas na frase veículo Digo ____ baixinho. De posse das gravações, foi realizada a etapa de segmentação dos sinais de fala, assim como a extração dos parâmetros acústicos, no software Praat. Posteriormente, foram feitas análises estatísticas no programa computacional R. Os resultados, obtidos a partir da análise dos dados dos 12 sujeitos, mostraram que as vogais médias pretônicas tendem a abaixar sob a influência de vogais baixas na tônica, sendo confirmada a ocorrência de harmonia vocálica apenas com abaixamento no dialeto falado em Belém. Os fatores sociais não exerceram a influência esperada, demostrando que a harmonia vocálica está presente em todas as faixas etárias e níveis de escolaridade analisados na pesquisa. O fenômeno ocorreu em maior número nas palavras familiares e mais com a vogal /e/ do que com a vogal /o/. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Palavras-chave: Fonética; Acústica; Vogais