Resumo

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Uma encarnação encarnada em mim : cosmogonias encruzilhadas em Stella do Patrocínio

Bruna Beber

Orientador(a): Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior

Mestrado em Teoria e História Literária - 2021

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - B386e


Resumo:
Este ensaio tem como principal objeto de análise a voz de Stella do Patrocínio: voz objeto isolado na espacialidade e voz evento corpóreo, gerador e veículo do verbo encarnado, fala e canto. Debruça-se integralmente no Falatório – denominação criada por Stella para classificar o que se registrou nos quatro áudios que contém sua voz viva, nos momentos em que vibrou no espaço do Núcleo Teixeira Brandão, Colônia Juliano Moreira, e que foram gravados e mediados entre meados e fim da década de 1980 por Carla Guagliardi e Neli Gutmacher. Ainda que pelo partido dos áudios para chegar e retornar à voz, este ensaio resiste em demorar-se na fruição da oralidade, porque envereda-se na ação vocal, na produção e emissão intencionais da voz que primeiro sai de uma garganta e, só a partir dela, instaura a memória e a fabulação. É pela invocação e na evocação que se expressam, na composição, o canto que anuncia o Reino dos bichos e dos animais, dos quais Stella do Patrocínio é ao mesmo tempo criadora e criatura, e a partir do qual nomeia-se e é nominada. Assim, sob nenhum aspecto, este ensaio orienta-se à análise do livro Reino dos bichos e dos animais é o meu nome (Azougue Editorial, 2001), organizado e transcrito por Viviane Mosé, e dos poemas que dali derivam, por sua vez oriundos do Falatório e do livro VERSOS, REVERSOS, pensamentos e algo mais (1991), de Mônica Ribeiro de Souza. Tampouco acolhe as poéticas da loucura e as poéticas do cárcere. Em cena está a poeta encarnada em seu próprio canto, cuja poética incide na profecia, como vaticínio e predição: Stella do Patrocínio a transitar na poesia brasileira como porta-voz de sua voz. Este trabalho ascende ao destino e não pretende explicar, categorizar ou institucionalizar, mais uma vez, a voz de Stella. Mas escutar Stella do Patrocínio para entoá-la, na tentativa de amplificar sua voz na medida em que sua voz amplifica a mim mesma, como sua ouvinte, leitora e contemporânea, e a tantas outras pessoas.

Palavras-chave: Patrocínio, Stella do, 1941-1992; Voz; Poética; Geografia da voz; Poesia brasileira contemporânea

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