Resumo

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Entre nós : experimentos-rituais de divulgação poética afetados pela corporreativação de escritas sáficas

Maria Carolina Scartezini Cruz

Orientador(a): Marta Mourão Kanashiro

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2020

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - Sca78e


Resumo:
Este trabalho é um conjunto de três experimentos-rituais de magia literária afetados pelas potências eróticas e afrodisíacas dos fragmentos sáficos. Ele não quer ser uma escrita que tente dizer uma Verdade Absoluta sobre nenhum dos materiais parceiros de celebração-experimentação. Não quer ser uma divulgação que revele a um público que ignora algo que a pesquisadora já sabe. Ele prefere ser uma divagação (OLIVEIRA, 2011), correr o risco de transitar entre a visão focal da luz da lanterna e a visão sob a luz das estrelas (STARHAWK, 1999), se alternando entre a percepção das formas que separam e definem as várias ficções de Safo (DEJEAN, 1989) já contadas e os padrões que reativam (STENGERS, 2017) aquilo que foi envenenado nas sucessivas divisões e classificações. O desejo que move a pesquisa é o de descobrir como os fragmentos de poesia da poeta grega Safo de Lesbos (séc. VII-VI a.c.) tocam-e-transformam, são tocados-e-transformados enquanto fazem uma divulgação poética trespassada pelas mesmas potências eróticas e afrodisíacas que os animam. Ela deseja é estar, em perfeito amor e perfeita confiança (STARHAWK, 1999), junto com os materiais que vêm compor com a pesquisadora o círculo mágico no qual a escrita se inscreve e, com eles, criar versões (DESPRET, STENGERS, et. al 2014) de divulgação que sejam verdadeiras, amigas da memória, sem, no entanto, tentarem encerrar questões. A pesquisa prefere gerar novas perguntas e ajudar a fazer pontes (STENGERS, 2017), tramar encontros entre heterogêneos. Estes encontros começaram com a tecelagem de relações entre o ensaio Reativar o Animismo (2017) da filósofa das ciências Isabelle Stengers e o manual de bruxaria The Spiral Dance: a Rebirth of the Ancient Religion of the Great Goddess (1999) da bruxa e ativista Starhawk. Acabaram enlaçando, além de outras obras destas duas escritoras, poemas de diversas mulheres poetas, bruxas da palavra (HORTA, s/d) como as portuguesas Judith Teixeira, Sophia de Mello Breyner Andresen e Maria Teresa Horta e as brasileiras Maria Firmina dos Reis, Carolina de Jesus, Dora Vasconcellos e Ana Cristina Cesar. Os fragmentos de Safo e as escritas de Stengers e Starhawk trouxeram ainda para as trocas de toques-transformações dois ensaios de Virgínia Woolf (2007 a; 2007 b) sobre as relações entre mulheres, pensamento e ficção, mais dois ensaios de duas bruxas da palavra estadunidenses: um sobre os usos do erótico de Audre Lorde (2019) e um sobre a existência lésbica de Adrienne Rich (1980). Todos estes parceiros, ao invés de encerrarem entre eles os experimentos-rituais, foram convidando para pensar junto uma série de outras formas de vida: fotografias, fragmentos de escritas de mulheres amadas, divindades gregas, divindades iorubás, canções brasileiras, ilhas, naufrágios, embarcações, agroflorestas... Uma infinidade de seres que vibram, pulsam, brilham e não cessam de proliferar outros desejos, outras perguntas, outros experimentos-rituais, outras escritas que tocam-e-transformam, são tocadas-e-transformadas, como no canto sagrado da Deusa Kore (STARHAWK, 1999; STENGERS, 2017).

Palavras-chave: Safo; Feitiçaria; Poesia erótica; Escrita; Escritoras

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