Resumo

Versão para impressão
Entre dispositivos e possibilidades : estudo neurolinguístico do desenvolvimento atípico de linguagem e seus efeitos na entrada na leitura e escrita

Bárbara de Oliveira Araujo

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Mestrado em Linguística - 2020

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Ar15e


Resumo:
Diante do cenário de patologização da aprendizagem, em que características constitutivas do processo de aquisição de leitura e escrita são tratados como sintomas de uma patologia, nesta pesquisa – aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 2.458.755 –, buscamos corroborar com o questionamento feito por pesquisadores da Neurolinguística Discursiva (ND) a respeito da existência de uma barra fixa, que separaria o normal do patológico. A partir do estudo de caso de FA – menina acompanhada dos 8 aos 11 anos, que recebeu os diagnósticos de Deficiência Intelectual Leve do neuropediatra e de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) do psiquiatra, que afetam o processo de aprendizagem de leitura e escrita, e que tem uma história de vida marcada por sofrimentos – refletimos sobre o que é considerado normal e o que é considerado patológico. Compreendemos que a barra que separa um de outro não é fixa, uma vez que se deve considerar o processo, e não apenas produtos que indicariam a existência de uma patologia. Buscando sempre dar voz ao sujeito acompanhado e, fundamentada na perspectiva da ND, esta pesquisa tem como objetivo central considerar as possibilidades do sujeito acompanhado, para além das faltas. Para isso, apresentamos a história de FA, com base em relatos da mãe, desde o nascimento, passando pela relação com a família, desenvolvimento, além dos diagnósticos e tratamentos recebidos. Também apresentamos as atividades discursivamente orientadas realizadas durante as sessões com FA, de 2014 a 2017, com o objetivo de contribuir para sua entrada no mundo das letras. Inicialmente, as atividades tinham como fim estruturar o sistema de atenção que era constantemente ativo e disperso pelo ambiente, primeiro obstáculo ao processo de aprendizagem. Apresentamos também a análise dos dados referentes ao processo de aquisição de leitura e escrita de FA durante o período em que a acompanhamos. Por fim, tratamos do processo de constituição do “eu” (que ganhou destaque durante a análise de dados), em que abordamos o papel da linguagem, o jogo simbólico e a constituição do discurso narrativo.


Palavras-chave: Neurolinguística; Distúrbios da aprendizagem; Atenção em crianças; Leitura; Letramento; Sujeito (Filosofia).

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.