Produções de resumo para publicação em revista internacional por pós-graduandos em Linguística : um estudo de caso

Maria Luiza Alves

Orientador(a): Inês Signorini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2020

Nro. chamada: TESE DIGITAL - AL87p

Este trabalho relata um estudo de caso (YIN, 1994) de base qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994), envolvendo onze participantes, cinco mestrandos e seis doutorandos, da área de Linguística, de uma universidade pública do interior de São Paulo ativamente envolvida em processo de internacionalização. O objetivo da pesquisa foi o de descrever e de analisar o processo de produção on-line de um resumo de artigo científico para publicação em uma revista internacional. Tendo como referencial os estudos sobre letramentos acadêmicos (LEA, STREET, 2006; STREET, 2007; FIAD, 2011; SIGNORINI, 2018), sobre produção de resumos de artigo científico (BITTENCOURT, 1995; MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010) e sobre busca de informação (ELLIS, 1989), descreveu-se o uso, pelos voluntários, de recursos disponíveis via internet para a produção do resumo; analisou-se como esses recursos contribuíram para a elaboração do gênero citado e verificou-se a relação porventura existente entre os recursos utilizados na confecção do resumo e as práticas de escrita acadêmica de publicação de artigo científico mencionadas no relato de cada participante sobre o seu histórico acadêmico. Coletaram-se os dados por meio de três instrumentos: um questionário escrito respondido pelos participantes da pesquisa, antes da produção do resumo; a captura da tela de cada voluntário (por meio do software Screencastify), durante a elaboração individual do gênero, e uma entrevista individual audiogravada, logo após a elaboração do resumo. Das ações realizadas pelos participantes, verificaram-se três tipos: acesso, leitura e escrita. Mestrandos e doutorandos tiveram desempenho parecido quanto à busca por ferramentas de auxílio à escrita. No entanto, mestrandos buscaram mais informações relacionadas à revista e a outros documentos e sites, enquanto maior número de doutorandos redigiu o resumo diretamente em inglês. Verificou-se também que a experiência prévia de publicação, a formação acadêmica e o nível de inglês são variáveis relevantes na realização dos percursos de busca de informação e apontam para o grau de envolvimento dos participantes no processo local de internacionalização da pesquisa.

Palavras-chave: Escrita acadêmica; Resumos - Redação.