Resumo: Essa dissertação pretende analisar traços da obra da contista argentina Silvina Ocampo através da leitura crítica dos contos “El retrato mal hecho” (Viaje Olvidado, 1937); “El Vestido de Terciopelo” e “La boda” (La Furia y otros cuentos, 1959); “Las Vestiduras Peligrosas”, “La Muñeca” e “Mi amada” (Los días de la noche, 1970); “El automóvil” e “Cornelia frente al espejo” (Cornelia frente al espejo, 1988), através dos quais pretendemos entrever a forma como a contista estabelece as noções do feminino, da maternidade e das relações de vestimenta, alinhando a análise à própria vida de Silvina Ocampo de forma a traçar paralelos entre sua realidade e as imposições das noções de gênero de sua época. Para tanto, faremos indagações a partir dos pressupostos de Simone de Beauvoir, autora contemporânea de Silvina e cujas obras estão em sintonia, tanto com questionamentos feitos nos contos acerca dos papéis exercidos pelas mulheres, quanto pela posição da autora diante da predominância masculina no mundo das letras e sua forma singular de fazer literatura.
Palavras-chave: Ocampo, Silvina, 1903-1993 - Crítica e interpretação; Feminismo; Literatura hispano-americana; Conto.