Contribuições da linguagem radiofônica em podcast de divulgação científica : o caso do programa "Oxigênio"

Lênio Bronzeado Mendes

Orientador(a): Paulo Cesar da Silva Teles

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M522c

O trabalho de divulgação científica traz conhecimento à população sobre ações e descobertas das ciências, influencia o cotidiano da população e fornece perspectiva sobre determinados temas para colaborar a instruir a sociedade e apoiar a ciência. Descobertas científicas e avanços tecnológicos impactam diretamente a humanidade como se nota nas transformações da economia, cultura e cosmovisão no século XX. Embora relevante, a ciência não tem recebido o seu devido valor ou, ao menos, sido percebida pela população como um todo. Consequentemente institutos de pesquisas e cientistas deixam de receber apoio para desenvolvimentos de seus projetos. Mesmo com os esforços da divulgação científica que é realizada de maneira multifacetada em diversos meios, apropriando-se inclusive das tecnologias de informação e comunicação. O podcast é uma mídia nova com considerável aceitação entre o público jovem e é um dos meios utilizados para propagar ciência para público alheio a academias e instituições de pesquisas. Deste modo, esta pesquisa se propôs a analisar a linguagem radiofônica em programa de divulgação científica em podcast, em especial o programa de web rádio “Oxigênio”, da Unicamp, pertencente ao Labjor, com foco em seu último formato que consiste em intercalar uma edição temática com entrevista com edição com notícias variadas. A partir de uma pesquisa qualitativa, esse estudo buscou compreender como o “Oxigênio” tem feito a sua divulgação científica e teve como amostra um grupo à margem do meio científico, composto por alunos do nono ano da Escola Estadual Adalberto Nascimento, em Campinas, no ano de 2019, para identificar, acerca do formato e do conteúdo, como esse público, que teve contado com alguns episódios da série, recebeu a mensagem desse programa por meio de análises coletadas.

Palavras-chave: Podcasts; Divulgação científica; Radiojornalismo.