Representações e políticas de identidade : um olhar discursivo sobre o paradidático Chega de bullying e a educação para a diversidade

Talitha de Lima Paratela

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - P212r

Esta dissertação de mestrado propõe uma análise discursivo-desconstrutiva (CORACINI, 2003; 2007; 2010; 2014; 2015) de um material paradidático voltado para o ensino de crianças sobre o tema do bullying e do cyberbullying, o Chega de bullying: estudantes do ensino fundamental I, do Cartoon Network, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, da Plan International, da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e da Visão Mundial. Partindo do pressuposto de que as atividades lúdicas têm traços culturais de onde são realizadas, trabalhamos com a hipótese de que, apesar de visar à pluralidade, esse material paradidático apaga a singularidade dos sujeitos ao representá-los. Desse modo, a pesquisa busca responder a três questões: no contexto do material, quais são as formações discursivas do bullying e do cyberbullying? De que maneira são representados os sujeitos envolvidos em situações de bullying e cyberbullying? E quais são os efeitos de uma educação para a diversidade ancorada em políticas de identidade? Em vista disso, o objetivo geral é de contribuir para a produção brasileira de linguística aplicada e para os estudos sobre linguagem, sujeito e identidade. Já os objetivos específicos são pensar na forma com que a concepção de educação para a diversidade influencia a elaboração de paradidáticos; desestabilizar as representações sociais do bullying e cyberbullying; e questionar a educação para a diversidade em vista de seus discursos. Com a análise da materialidade linguística, observa-se que, nos enunciados, os sujeitos são divididos e distribuídos em grupos sociais de acordo com características físicas e psicológicas, padronizadas e repetitivas, fixadas pelos enunciadores. Sendo assim, embora seja enfatizada a importância de entender as diferenças, o material parece focar muito mais o idêntico, isto é, as identidades. Essa estabilidade nas representações impede deslocamentos, imobiliza os sujeitos em posições determinadas e torna questionável a efetividade das práticas pedagógicas da educação para a diversidade, sobretudo as que se orientam ao bullying e ao cyberbullying.

Palavras-chave: Bullying nas escolas; Cyber bullying; Análise do discurso.