Resumo

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A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube

Ana Alice dos Passos Gargioni

Orientador(a): Marcelo El Khouri Buzato

Doutorado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G181p


Resumo:
Esta tese descreve uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a apropriação da plataforma YouTube por vlogueiros indígenas, a fim de, em primeiro lugar, discutir como essas manifestações de etnomídia refletem instâncias de midiativismo e, em segundo, refletir sobre os modos como eles constroem discursivamente suas identidades e procuram desconstruir representações de indianidade que julgam equivocadas. A pesquisa em pauta é um estudo de narrativas de natureza qualitativa-interpretativista filiada a uma das vertentes do campo do conhecimento denominado Linguística Aplicada. O referencial teórico em questão inclui considerações acerca da relação entre identidade e representação na pós-modernidade, das noções que envolvem atos performativos e do papel dos vlogs na Internet frente a construção de um novo cenário midiático para os povos indígenas. O corpus multimodal é constituído de transcrições das falas contidas nos vídeos exibidos nos vlogs dos participantes e de fotogramas que representam momentos chave dessas produções videográficas, isto é, momentos em que a modalidade visual complementa, expande, revozea, contradiz ou enfatiza os sentidos potenciais das performances verbais. Os resultados da pesquisa empreendida demonstraram que os comunicadores em questão percebem seus vlogs como ferramentas promotoras de agenciamento e de protagonismo, bem como meios de visibilização das vulnerabilidades experimentadas pelos povos indígenas e de midiatização de conflitos. As práticas discursivas analisadas demostraram ser substanciadas por sujeitos que investem no domínio de recursos videográficos para a difusão de vlogs dinâmicos, interativos, de modo a servir como uma dimensão alternativa para o ativismo e militância de suas pautas culturais e ao alinhamento de vozes e saberes específicos dissonantes nas narrativas da mídia tradicional. Verificou-se, além disso, que, em suas performatizações identitárias, os vlogueiros em pauta buscam subverter representações negativamente estereotipadas do que constituiria ser indígena contemporaneamente, ainda que, por vezes, eles recorram, estrategicamente, a visões essencialistas e genéricas de indianidade para atingir seus propósitos comunicativos e, assim, potencializar suas lutas políticas. Com o estudo aqui apresentado, espera-se contribuir para uma melhor compreensão das estratégias de negociação política, cultural e identitária indígenas nas mídias sociais e, assim sendo, fornecer insumos às suas propostas de fortalecimento étnico.

Palavras-chave: Vlogs indígenas; Índios - Identidade étnica; Mídia digital; YouTube (Recurso eletrônico).

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