Aspectos da variação morfossintática à luz do continuum afro-brasileiro do português : um estudo baseado num corpus diacrônico de cartas pessoais

Shirley Cristina Guedes dos Santos

Orientador(a): Charlotte Marie Chambelland Galves

Doutorado em Linguística - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - Sa59a

Esta tese tem como objetivo descrever e analisar aspectos morfossintáticos do português brasileiro, especificamente, as estratégias de complementação de verbos direcionais de movimento e de verbos bitransitivos, com base em um corpus diacrônico composto por cartas pessoais escritas por baianos, ao longo dos séculos XIX e XX, extraídas do banco de textos da Plataforma CE-DOHS (UEFS)/ Corpus Histórico do Português Tycho Brahe (UNICAMP). Para tanto, foi desenvolvida uma análise quali-quantitativa, considerando os eixos diacrônico e social (em particular, a escolarização do escrevente), em direção a um estudo do dialeto baiano. Com relação ao cenário brasileiro, os resultados mostraram que a escrita baiana reflete uma gramática conservadora, notadamente expressa nas cartas dos cultos (do litoral), e uma gramática inovadora, revelada na escrita dos poucos ou não escolarizados (do interior), enquanto a escrita dos semicultos parece estar entre essas duas configurações, apresentando traços das gramáticas conservadoras e inovadoras. Essas gramáticas, compreendidas em uma escala que se diferencia com relação ao eixo social, analisado a partir do grau de escolaridade do escrevente, fornecem dados empíricos que reforçam a existência de um continuum afro-brasileiro do português.

Palavras-chave: Cartas; Língua portuguesa - Morfemas; Língua portuguesa - Brasil; Contato linguístico; Língua portuguesa - Preposições.