Ressignificações para o ensino de escrita no nível médio: práticas docentes em uma escola técnica de Campinas (SP)

Natália Franzoni Oliveira

Orientador(a): Márcia Rodrigues de Souza Mendonça

Mestrado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - OL4r

O presente trabalho, desenvolvido em nível de mestrado, insere-se na área de Linguística Aplicada, mais especificamente no campo de estudo de ensino-aprendizagem de línguas, e busca compreender como o ensino de escrita se organiza na disciplina relacionada ao ensino de língua portuguesa de cursos técnicos de nível médio, a partir das práticas de letramento privilegiadas. Nessa perspectiva, esta pesquisa fundamenta-se, prioritariamente, na teoria dos novos estudos do letramento (STREET, 1984; BARTON & HAMILTON, 2000), da escrita como prática de linguagem (GERALDI, 1984), e também nos conceitos de gênero e esfera de Bakhtin (2003 [1979]). A coleta de dados ocorreu em uma escola técnica do Centro Paula Souza, localizada na cidade de Campinas, SP, entre agosto e dezembro de 2017, e teve como foco as aulas responsáveis pelo trabalho com a língua portuguesa do curso de mecânica integrado ao ensino médio, bem como do curso de mecânica modular. Recorremos à observação do campo de pesquisa e à tomada de notas, além da realização de entrevistas com alunos, professores e coordenação. Ademais, nossa pesquisa baseou-se na análise de documentos e diretrizes curriculares, assim como de dispositivos didáticos utilizados em aula. Nessa perspectiva, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, pois utilizou de ferramentas que exigem uma análise de base interpretativista por parte do pesquisador, e define-se como um estudo de caso (STARK & TORRANCE, 2005; ANDRÉ, 2012), cuja metodologia de coleta foi a observação participante (JONES & SOMEKH, 2005), com a adoção de uma postura etnográfica. Após organização dos dados a partir da descrição dos eventos de letramento (BARTON & HAMILTON, 2000) ocorridos nas aulas de língua portuguesa, identificamos três práticas de escrita que, pelo interesse dos alunos e abordagem do professor, tiveram destaque e foram escolhidas para análise – a prática de redação escolar, a de TCC e as do mundo do trabalho-, a qual foi orientada por três categorias de análise: natureza das atividades realizadas, ou seja, o que o professor realiza, como ele desenvolve o trabalho com a escrita; objetos de ensino mobilizados, isso é, quais os conteúdos que se tornaram foco de ensino; e materiais didáticos utilizados, qual seja, os instrumentos didáticos a que o professor recorreu. Os resultados apontaram para uma mescla entre diferentes concepções de escrita por parte do docente a depender da prática de escrita a ser trabalhada, estando ora mais próximo de uma visão desta como processo, ora de um produto acabado, o que evidencia um professor em busca da consolidação de seu trabalho de mediador da aprendizagem de escrita dos seus alunos em curso técnico.

Palavras-chave: Escrita; Letramento; Prática docente; Ensino técnico.