Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente : possibilidades e indícios de novos letramentos

Francieli Aparecida Dias Fagundes

Orientador(a): Petrilson Alan Pinheiro da Silva

Mestrado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - F139c

A apropriação cada vez mais significativa das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação vem fazendo com que as discussões acerca dos modos de interação, de leitura e de produção escrita, nas diversas situações sociocomunicativas cotidianas, ganhem outras perspectivas, o que nos leva a refletir sobre a importância da (re)definição dos sentidos de “escola”. Entre os estudos que passaram a ser empreendidos no que concerne à educação, estão os relacionados aos Multiletramentos e aos novos letramentos. Considerando a pertinência desses dois conceitos para a educação contemporânea, e tendo ciência de que ainda há questões de suma importância a serem repensadas, como a da formação docente para o trabalho com novas tecnologias, esta pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada, tem por objetivo analisar possíveis contribuições de um curso de extensão, cuja temática está centrada nos Multiletramentos e nos novos letramentos, para o processo de formação continuada dos professores e das professoras cursistas, no que diz respeito à possiblidade de constituição de um novo ethos, de uma nova mentalidade, no direcionamento de sua prática docente. Além da pesquisa bibliográfica, este trabalho lança mão de uma pesquisa de campo que teve como contexto um curso de extensão semipresencial oferecido por uma universidade pública do estado de São Paulo. Treze professores que atuavam em escolas públicas participaram do curso. Os dados foram gerados, inicialmente, por meio de questionários e de observação direta nos encontros presenciais que aconteceram no segundo semestre de 2017. Ademais, o contato entre pesquisadora e participantes, de modo especial quatro deles, foi mantido, a fim de que relatos de práticas posteriores ao curso pudessem ser compartilhados. O processo que envolveu esta pesquisa aponta para a importância de espaços institucionalizados onde se oportuniza a formação continuada de professores voltada para a apropriação de novas tecnologias na perspectiva dos Multi e dos novos letramentos. Por fim, a presente pesquisa defende que um processo de formação docente que dialogue com as mudanças que reconfiguram a vida em sociedade provoca a docência para uma mediação mais consciente, crítica e responsável, o que vai ao encontro de uma educação transformadora que, por sua vez, está diretamente ligada aos professores e professoras que mediam as vivências de construção de conhecimento nas práticas escolares.

Palavras-chave: Multiletramentos; Tecnologia - Desenvolvimento; Professores - Formação.