Resumo

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Mediação tecnológica na espiritualidade : estudo de caso sobre os Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola on-line

Lisa Paula Reis Branquinho

Orientador(a): Marcelo El Khouri Buzato

Mestrado em Linguística Aplicada - 2019

Nro. chamada: TESE DIGITAL - B735m


Resumo:
O objetivo desta dissertação em Linguística Aplicada, pertencente à linha de pesquisa "linguagens e tecnologias" foi saber como praticantes de uma proposta de adaptação dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola para a modalidade on-line, com o uso de um ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, representaram sua relação com as mídias utilizadas e a relação com o sagrado estabelecidas por meio da proposta vivenciada. Partiu-se do princípio de que essas representações fornecem uma aproximação para as experiências de fato vivenciadas do processo, não havendo, contudo, a pretensão de que tais representações funcionem como uma descrição objetiva e generalizada. De fato, os Exercícios Espirituais tem por finalidade exatamente o trabalho subjetivo do participante em exercitar-se na busca de conexão com Deus, por autoconhecimento e por uma melhor vivência de sua fé. Com vistas a organizar e sistematizar essas representações, utilizou-se a Linguística Sistêmico Funcional, mais especificamente, uma fração dessa teoria que focaliza as experiências dos sujeitos no mundo tal qual representadas no discurso verbal. O processo dos EE foi conceituado, a partir do trabalho de Roland Barthes como a busca pelo praticante de uma língua pessoal para a interlocução com Deus. A teoria da remidiação de Jay David Bolter embasa esta pesquisa, como também os modos de interação previstos na teoria de John B. Thompson. A mediação tecnológica em si foi concebida como uma forma de remidiação e referida nas falas dos participantes pela menção às tecnologias utilizadas na proposta. Foi analisado um corpus de 380.000 palavras constituído de mensagens trocadas no fórum virtual. Os achados principais podem ser resumidos da seguinte maneira: A mediação tecnológica digital na maior parte dos aspectos analisados, não chega a influenciar a proposta de maneira importante, deixando a mediação quase transparente. No entanto, em outros aspectos, interfere na experiência dos EE causando hipermidiação, isto é, torna as próprias mídias mais salientes na experiência do que o processo subjetivo de diálogo com Deus, descaracterizando a experiência da proposta. Por isso, é possível afirmar que tal mediação não é neutra, trazendo perdas e ganhos semióticos e práticos nas diferentes etapas do processo. Espera-se que estes resultados forneçam subsídios para futuras propostas de adaptação de práticas de espiritualidade para a modalidade on-line.

Palavras-chave: Mediação; Espiritualidade; Exercícios espirituais; Ambiente virtual de aprendizagem; Mídia digital.

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